Definição de Rede Social e Mídia Social

Sempre surgem muitas dúvidas em torno da definição de mídia social e rede social, este artigo escrito por André Telles e retirado daqui. Pode ajudar a esclarecer um pouco isso.

Confira o artigo:
Precisamos padronizar as definições entre Redes Sociais e Mídias Sociais!

Será ótimo para o mercado e para o meio acadêmico. Em 2005, época do meu primeiro livro, as mídias sociais eram enquadradas dentro da categoria das novas mídias e as redes sociais chamadas de sites de relacionamento. Estou cansado de ver matérias em veículos não especializados citando o Twitter ou o YouTube como redes sociais, está errado, por mais que o site permita uma interação social, há de observar o foco daquele site.Veja como eram as definições:
em 2005 e em 2010 nos EUA: NEW MEDIA (2005) -> SOCIAL MEDIA (2010)
RELATIONSHIP SITES (2005) -> SOCIAL NETWORKING (2010)
Várias pessoas confundem os termos Redes Sociais com Mídias Sociais, muitas vezes usando-as de forma indistinta. Elas não significam a mesma coisa.
O primeiro é uma categoria do último. Os sites de relacionamento ou redes sociais são ambientes que focam reunir pessoas, os chamados membros, que uma vez inscritos, podem expor seu perfil com dados como fotos pessoas, textos, mensagens e vídeos, além de interagir com outros membros, criando listas de amigos e comunidades.
Sendo assim: Facebook, Orkut, MySpace, entre outros = Redes Sociais ou como chamava-se em 2005 sites de relacionamento.
Twitter (microblogging), YouTube (compartilhamento de vídeos), SlideShare (compartilhamento de apresentações), Digg (agregador), Flickr (compartilhamento de fotos), entre outros + Redes Sociais = Mídias Sociais ou como chamava-se em 2005, novas mídias.
As quatro primeiras regras nas mídias sociais para as empresas são:
1. Mídias Sociais quer dizer permitir conversações
2. Você não pode controlar conversações, mas você pode influenciá-las.
3. Seja social nas mídias sociais. Sua empresa não pode falar apenas dela mesma, construa relacionamentos, dê respostas rápidas, seja honesto e sincero e lembre-se que as mídias socias são um diálogo, não um monólogo.
4. O uso do texto nas mídias sociais deve ser de acordo com a linguagem do target. Sempre lembrando no planejamento se a forma de comunicação vai ser formal, informal ou intermediária.

André Telles é formado em Publicidade e Propaganda pela PUC-PR, cursou Pós Graduação em Marketing (FAE Bussiness School – 1996), e MBA em direção estratégica (FGV – 2008). Têm em seu currículo diversos cursos de extensão ligados a marketing digital e Internet, no Brasil e exterior. Em 2005, escreveu o primeiro livro do Brasil a tratar das mídias sociais, intitulado “Okut.com”, lançado pela editora Landscape. Em 2009 lançou sua segunda obra, “Geração Digital”, pela mesma editora. Já realizou diversas palestras sobre marketing digital, inclusive para o Google Internacional. CEO da agência digital, Mentes Digitais, especializada em marketing digital.

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