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"Apple não vende o 'O que', mas sim o 'Porque'"

Alguns dias atrás consegui assistir um vídeo no blog Update Or Die que eu já estava guardando fazia algum tempo. O título “As pessoas não compram o que fazemos, mas a razão por que fazemos”, se referia a uma apresentação de 2009 de Simon Sinek no TED.
Na apresentação Simon mostra o que ele chama de “Círculo de Ouro”, que é exatamente o que demonstra a imagem abaixo.
O objetivo deste círculo é mostrar como empresas e personalidades de destaque pensavam diferente, faziam o caminho inverso da maioria. Na apresentação de Simon, ele usa a Apple como exemplo. Por que a empresa fazia tanto sucesso? Porque assim como demonstrado na imagem, eles pensavam primeiro no “Por que?” e depois seguiam para fora do círculo.

Why? (Por quê?), How? (Como?) e What? (O quê?)

Para entender um pouco melhor. Enquanto as empresas vendiam seus produtos assim: “Vendemos computador (O que) porque são os melhores (Como)”. Já a Apple vende seus produtos com a comunicação de que: “Pensamos diferente (Por que) fazendo produtos mais fáceis de usar (Como) e construindo assim ótimos aparelhos (O que)”
Claro que está é uma forma resumida de exemplificar, não se baseie apenas por minha explicação, recomendo assistirem a explicação o próprio Simon no Ted:
[youtube http://www.youtube.com/watch?v=qp0HIF3SfI4]

Por Dennis Altermann

Criei este blog para compartilhar alguns conteúdos relevantes sobre comunicação digital e o impacto dos meios digitais na sociedade. Aproveita para interagir comigo lá no Twitter @eu_Dennis