ZMOT. Agora as pessoas pesquisam antes de comprar.

ZMOT é um termo trazido pelo Google em seu ebook de mesmo nome que foi lançado já faz algum tempo. O ebook gratuito, que pode ser baixado neste link, traz um importante estudo sobre a mudança de comportamento dos consumidores e principalmente como se da a experiência deles com as compras.

ZMOT é um acrônimo para “zero momento of truth“, ou “o momento zero da verdade”. Mas afinal, o que é o momento zero da verdade?

Segundo o ebook do Google, a experiência de compra de um consumidor esta sustentada em dois “momentos da verdade”. Após receber o estímulo da compra, quando a pessoa decide que precisa ou quer comprar, algo ela vai até a prateleira (o 1º momento), efetua a compra e depois tem a experiência de uso daquele produto (2º momento de verdade). O ZMOT abre um ciclo dentro destes dois momentos, se encaixando antes do 1º momento (a prateleira) e sendo um resultado do que a pessoa vai postar na internet no 2º momento (experiência). Não entendeu? Talvez essa imagem ajude um pouco:

Entendendo um pouco melhor o ZMOT, o momento zero da verdade

 

Este principio se aplica a praticamente todas as formas de consumo que temos hoje. A internet acaba se tornando fundamental na compra de produtos. O fato de esta prática estar se tornando comum, faz com que isto afete produtos de todas categorias, desde os mais caros (casas, carros, etc) até os mais triviais do dia-a-dia (alimentos, roupas, etc).

Para qualquer um que trabalhe com comércio eletrônico ou estude os comportamentos do consumidor deve ler o ótimo material do Google (que está em português), que pode ser acessado em www.zeromomentoftruth.com.

[youtube http://www.youtube.com/watch?v=6WJSXtNRMvc]

PUBLICADO POR

Dennis Altermann

Fundador-Editor aqui no blog Midiatismo, trabalhando com marketing digital na DuPont Pioneer do Brasil. Entusiasta e estudioso nas áreas de comunicação, cultura, comportamento e tecnologias digitais.

Novidades e atualizações, direto em seu e-mail