Yahoo vs Facebook pode ser o novo Apple vs Android

Uma notícia ontem pode ser a grande surpresa dos próximos dias. O Yahoo anunciou que o Facebook pode estar quebrando cerca de 10 a 20 patentes da empresa, que incluem  mecanismos técnicos usados em anúncios, controles de privacidade, feeds de notícias e no serviço de mensagens instantâneas do Facebook. Ou seja, boa parte do que Mark Zuckerberg tem para nos oferecer hoje.

Depois de anunciar um novo CEO, como noticiamos aqui, essa pode ser o próximo grande passo da empresa para tentar se reerguer no mercado, mas será que eles vão conseguir alguma coisa assim? Pode ser que sim, mas não sei se vai ser tão simples como pode estar parecendo.

A notícia ainda é muito quente, portanto ainda não se falam em valores do processo ou quanto o Yahoo poderia estar pedindo pelo uso de suas patentes (em geral, relacionadas a mídias sociais).

Obviamente que essa notícia cai como uma bomba na tentativa de IPO do Facebook, que está cada vez mais perto. Será que muitas pessoas vão ficar com pé atrás na hora de investir na maior rede social do mundo? É importante lembrar que, como informado pelo Facebook, a informação chegou até eles no mesmo momento que foi parar nos jornais, ou seja, não tiveram tempo de analisar melhor a situação.

Por que citei Apple vs Android no título? Porque nos últimos meses a briga de patentes entre Apple e as diversas fabricantes que utilizam o Android tem sido visto com grande frequência na mídia, resultando em diversos processos, batalhas judiciais e bloqueios de produtos em todo o mundo. Será que em breve vamos ver o Facebook removendo ou alterando alguma de suas principais funcionalidades por conta de obrigações judiciais?

 

PUBLICADO POR

Dennis Altermann

Fundador-Editor aqui no blog Midiatismo, trabalhando com marketing digital na DuPont Pioneer do Brasil. Entusiasta e estudioso nas áreas de comunicação, cultura, comportamento e tecnologias digitais.

Novidades e atualizações, direto em seu e-mail