Utilizando o Foursquare como meio de promoção para empresas


Este é um texto enviado por um leitor, não necessariamente reflete a opinião do blog.
Para ver o seu texto aqui também, acesse colabore.

O Foursquare é um serviço de geolocalização que integra rede social microblogging, onde os usuários podem informar para sua rede de contatos os locais visitados através de um dispositivo móvel conectado a internet, bem como compartilhar essas informações através de outras redes sociais, como o Twitter e o Facebook, apesar de existir também a opções de não compartilhamento dessas informações, sendo visíveis apenas para o próprio usuário.

Ao fazer check-in em um local, o usuário acumula pontos e badges, uma espécie de selo, que atesta suas ações realizadas. O usuário que der mais check-ins em uma venue se torna o mayor do local, ganhando privilégios de editar ou adicionar informações através do site. Ao informar sua localização, o usuário pode deixar dicas e tecer comentários referentes ao local, os quais podem ser aprovados por outros usuários, tornando-os mais relevantes. Esses elementos citados tornam o Foursquare uma espécie de jogo social, onde o usuário com mais conquistas toma o primeiro lugar na competição, gerando cada vez mais capital social.

Existem algumas ferramentas no Foursquare para que as empresas possam se utilizar desse meio para melhorar a promoção e comunicação com seu público. Uma das formas é se identificar como dono da venue, e a partir dessa ação, criar promoções para atrair os usuários para seu estabelecimento, chamadas Specials, também disponibilizando estatísticas, antes, durante e depois de sua campanha. Existem dois gêneros distintos de campanha oferecidas, a primeira para atrair novos clientes e a segunda para premiar clientes existentes. São cinco os tipos de campanha para atração de novos consumidores, sendo elas as seguintes;

Foursquare Specials

  • Swarm Special, que define um intervalo de tempo e um número mínimo de usuários que deverão fazer check-in em sua venue para desbloquear esta premiação (exemplo: Entre as 22h e as 24h check-in com 5 ou mais pessoas em qualquer um dos 500 restaurantes Applebee’s é oferecido uma porção de Mozzarella Sticks);
  • Friends Offer”, onde a empresa define que o check-in deverá ser feito em sua venue por um grupo de pessoas com o número de integrantes pré-determinado (exemplo: a H & M lançou a promo: faça check-in com três amigos ganhe 24% de desconto em qualquer item);
  • “Flash Special” onde a empresa estipula um número pré-definido de Specials a serem liberadas para as primeiras pessoas que chegarem a partir de determinado horário (exemplo: de 11/03 até o dia 09/04 o primeiro cliente que fizer check-in na loja Sports Authority ganhará um vale-compras de $20);
  • “Newbie Special”, que é desbloqueada ao se fazer o primeiro check-in, portanto utiliza-se para atrair e fidelizar clientes (exemplo: até o dia 11 de abril a Radio Shack está oferecendo 20% de desconto para todos os clientes que fizerem o check-in pela primeira vez em qualquer uma das mais de cinco mil venues em todo o território americano);
  • “Check-in Special”, que pode ser disponibilizada para todas as pessoas que fizerem check-in na sua venue, totalmente livre para suas definições (exemplo: Usuários do Foursquare tem desconto de 15% para o tratamento no spa e 25% às segundas no Breathe Easy Spa and Salon).

Já para premiar clientes já captados, existem dois tipos de campanha, a “Loyality Special” onde o estabelecimento pode premiar seu consumidor a cada numero pré-determinado de visitas consecutivas, a cada número pré-determinado de visitas totais ou por ter sido leal por um certo período de tempo: por um número pré-determinado de visitas ou de dias (exemplo: No seu quinto jantar no Arnold’s Bar and Grill o Mayor, procure o chefe para a opção de uma refeição personalizada não existente no menu pelo preço normal); e a “Mayor Special” a qual premia o Mayor do local (exemplo: No Arnold’s Bar and Grill o Mayor ganha um drink de graça todos os dias durante seu mandato. Além disso, seu hambúrguer favorito será nomeado por você e constará no menu se seu mandato durar pelo menos uma semana).

Além disso, existe também a possibilidade de se criar uma página oficial de seu empreendimento para que os usuários possam segui-la e, através dela, serem postadas informações referentes ao seu negócio, dicas de estabelecimentos e promoções especiais. Porém esse recurso ainda é novo, e é necessário ser preenchido um formulário e passar por uma avaliação feita pelo site para que sua página seja criada.

Em 2010, o Foursquare teve um aumento de 3400% no seu número de usuários, acumulando o número total de check-ins de 281.576.305, sendo sua maior parte realizadas em restaurantes, escritórios e lojas. Hoje, mais de 250 mil empresas já utilizam o Foursquare, desde pequenos negócios, comércios, até grandes corporações e redes. Esse numero cresce cada vez mais em todo mundo, e o Foursquare vem se mostrando cada vez mais uma opção de promoção com alto retorno e baixo custo.

PUBLICADO POR

Enrico Pieratti

Estudante de Publicidade e Propaganda no UniCEUB, em Brasíla-DF. Por ter acompanhado a socialização da internet de perto, se tornou um grande entusiasta das redes sociais, procurando sempre as melhores formas de aliar a comunicação à constante evolução social da web.

Novidades e atualizações, direto em seu e-mail