Uso das redes sociais pode atrapalhar.

Assim como “quase” tudo na vida o excesso é ruim, mas vale a pena ressaltar alguns detalhes da utilização das redes sociais de forma geral.

Muitos de nós começamos a utilizar a internet e logo ingressamos nas redes sociais, por isto é comum e até rotineiro utilizarmos elas todos os dias e nos mais diversos ambientes, seja em casa, trabalho, pelo celular ou tablet e por ai vai.

O que tenho percebido durante algum tempo é que quando deixo de utilizar as redes sociais constantemente, acabo rendendo mais, além de conseguir focar melhor nas minhas atividades, principalmente no trabalho.

Claro que utilizar as redes sociais já faz parte do nosso dia a dia, e muitas vezes ela até agrega valor em nossas atividades, além de podermos manter networking com outras pessoas, nos inteirarmos sobre as noticias, saber o que nossos amigos andam fazendo, além de podermos tirar diversos materiais e informações para desempenharmos nosso trabalho.

Então qual a parte ruim disto tudo?

Simples, quando paramos o que estamos fazendo para verificar as redes sociais, nós nos desconcentramos e tiramos o foco da atividade, após verificar as redes sociais temos que voltar a nos concentrar em nossas atividades, o que demora um pouco, pois este é um processo natural do cérebro.

Este tempo em que estamos desconcentrados podemos fazer diversas atividades sem a devida atenção, podendo não sair da forma como gostaríamos ou era necessário, além de nos dispersarmos facilmente em outros pensamentos enquanto ainda não nos focamos nas atividades.

Acompanhe sozinho e escolha o momento certo de compartilhar.

Além da concentração, é normal vermos algo interessante e sairmos falando para todo mundo, neste momento além de você ter tirado a sua própria concentração e foco, você acaba afetando as pessoas a seu redor, pois você irá passar uma informação, noticia, entre outros, que naquele momento não era tão importante, e poderia ser dita mais tarde.

Pode ser que esta informação, gere até mesmo um debate de opiniões e posicionamento, ou seja, neste caso você e outras pessoas passam a conversar sobre assuntos completamente dispersos, o que pode soar muito mal para os gestores e até mesmo para colegas de trabalho.

Reserve um tempo para verificar as redes sociais, e compartilhe no momento certo.

Uma dica que muitos de você já devem ter visto por ai, é de reservar um tempo para verificar as redes sociais, e realmente funciona. Então o faça, caso você realize atividades que possua procedimentos automáticos, utilize este tempo para verificar as redes sociais de forma rápida, desta forma não irá te atrapalhar nas atividades.

Lembre-se se ler uma notícia, informações, artigo, entre outros, analise se aquele é o momento certo de passa-la à frente, muitas vezes você poderá esperar, para não “atrapalhar” aqueles que estão focados e concentrados em suas atividades.

Redes sociais agregam valor, ajuda e “deve” ser usada, mas faça com que as mesmas não atrapalhem as suas atividades, a partir do momento em que isto estiver ocorrendo, reavalie a forma como você a utiliza e mude o que estiver errado.

Ninguém deve parar de acessar as redes sociais, o que deve ser observador por todos nós, é como utilizamos e aprimorarmos esta utilização da melhor forma possível, para que as mesmas agreguem valor a nossa vida e/ou trabalho, e não o contrário.

Abraço e até a próxima.

PUBLICADO POR

Thiago Batista

Estudante de Gestão de Tecnologia da Informação através da Unisul virtual de SC. Trabalha na WRA Gestão em TI de Maringá. Amante de Tecnologia e um Eterno Aprendiz.

Novidades e atualizações, direto em seu e-mail