Uma marca precisa ter um blog?

Antes de tudo, para uma marca ter um blog é importante ter em mente o seguinte: Um blog tem que ser feito por pessoas e não por máquinas, ou seja, para trocar informações com seu consumidor e entender suas necessidades é preciso conversar de igual para igual.
Veja só algumas vantagens e possibilidades de se ter um blog institucional:
-Interatividade com os leitores, já que o blog os possibilita de fazerem comentários a cada conteúdo inserido.

– Mostrar um posicionamento perante a algum tema e entender esse universo junto aos seus leitores. (Por isso é tão importante que a linguagem seja um pouco mais informal e não exatamente técnica, porque apesar de usarmos uma máquina para nos comunicar com o mundo, por trás dessas máquinas existem pessoas com opiniões, sentimentos e vontade de compartilhar suas experiências e quanto mais esse processo for humanizado maior será o envolvimento com a marca).

Blog corporativos

-Conexão com quantas mídias sociais quiser, seja o twitter, o facebook  entre outros.
– Aumenta a relevância e a possibilidade da marcar ser encontrada pelos sites de busca.
– Relacionamento com blogueiros . Afinal, é mais fácil se relacionar com blogueiros se você também é um.
– O custo para se ter um blog é 0. (Relativamente, um custo muito menor do que mídias offline)
Mais atenção: Vale lembrar que para estar nas mídias sociais, seja na plataforma de um blog ou em qualquer outra, é essencial que haja transparência com o consumidor e agilidade para responder as possíveis dúvidas. Alem disso, não se esqueçam que o blog é uma ferramenta de engajamento e não é interessante exagerar na propaganda e dizer apenas o quanto é imprescindível utilizar seu produto ou serviço.

Update 27/07:

Algumas questões foram levantadas pelos leitores, achei interessante trazermos aqui para evitar interpretações adversas.
“- O custo para se ter um blog é 0.”
O custo não é 0 no sentido de “sem investir nada você pode fazer um”, mas sim um custo relativo ao que se investe em outras mídias. Qualquer empresa pode criar um blog gratuitamente em diversos serviços como WordPress e Blogger, mas com certeza existirão custos indiretos, como o tempo gasto para escrever, construir, etc. Quanto melhor se investir, melhores serão os resultados. Qualquer profissional sempre vai aconselhar a usar o blog do modo mais profissional possível, deixando um funcionário responsável por todo o controle e conteúdo, apesar de que devemos lembrar que algumas empresas não têm suporte para isto.
Nos comentários também há mais discussões em torno do post.

PUBLICADO POR

Luana Moura Martins

estudante de Comunicação e Multimeios na PUCSP e Publicidade no SENAC.Trabalho atualmente na agência online Timepix Interactive como Analista de Mídias Sociais.O que eu mais gosto das mídias sociais é que eu aprendo uma coisa nova a cada dia, há muito o que descobrir e o que aprender sobre elas e com elas.

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