Um resumo das principais retrospectivas de 2012

Existem duas coisas que são certas em todo final de ano. A primeira é que faremos promessas para o próximo ano – que muito provavelmente não serão cumpridas – e a segunda é que vamos ver diversos serviços e empresas fazendo retrospectivas do ano que passou.

Nesta retrospectivas lembramos um pouco do que aconteceu durante o ano, mas também temos acesso a levantamentos do que foi mais acessado. Ao invés de fazer algumas publicações separadas, resolvi trazer aqui as principais retrospectivas que tivemos até agora.

Google

O Google é definitivamente uma das ferramentas mais importantes da internet e uma retrospectiva deste serviço é um dos principais recursos para entendermos o que foi 2012. Só neste ano foram mais de 1,2 TRILHÃO de pesquisas feitas em 146 idiomas diferentes.

Assim como nos outros anos, o Google lançou um site com todas as informações coletadas durante este ano. Para conferir, acesse www.google.com/zeitgeist/2012.

Os 10 principais termos pesquisados ao longo deste ano no mundo foram:

  1. Whitney Houston
  2. Gangnam Style
  3. Hurricane Sandy
  4. iPad 3
  5. Diablo 3
  6. Kate Middleton
  7. Olympics 2012
  8. Amanda Todd
  9. Michael Clarke Duncan
  10. BBB12

Enquanto no Brasil os 10 principais termos pesquisados foram:

  1. Face
  2. BBB12
  3. Ask
  4. Avenida Brasil
  5. Zerg Rush
  6. Eleições 2012
  7. Transformice
  8. Enem 2010
  9. TRE
  10. Fina Estampa

Na há nenhuma surpresa nos resultados do mundo e nem do Brasil. As principais pesquisas se referem a programação da mídia tradicional – novelas da Rede Globo – e grandes eventos nacionais, como Enem e Eleições.  Enquanto no Brasil não há nenhum nome em destaque, nas pesquisas globais podemos destacar  Whitney Houston, Kati Middleton, Amanda Todd e Michael Clarke Duncan.

Há também as principais buscas separadas por diversas categorias, como Eventos, Programas de TV, Músicas, Jogos, Esportes, “Como…”, “O que é…”, Pesquisas de Imagens, etc. Você pode conferir todas as categorias acessando www.google.com/zeitgeist/2012/.

Como não podia faltar, há um vídeo relembrando um pouco do que foi pesquisado.

[youtube http://www.youtube.com/watch?v=xY_MUB8adEQ /]

Facebook

2012 foi ótimo ano para o Facebook, principalmente no Brasil, onde se tornou ainda mais onipresente, dominando completamente o mercado de redes sociais. Não podemos esquecer o fato de que a grande maioria dos internautas brasileiros participam de alguma rede social e o Twitter – ao menos no Brasil – parece não estar fazendo muito sucesso mais, o que pode ser uma boa notícia para a rede social de Mark Zuckerberg.

Para comemorar o ano de 2012, o Facebook lançou duas funcionalidades diferentes, o www.facebookstories.com/2012, onde você encontra os assuntos mais comentados, lugares mais populares – também conhecidos como checkins – e também as músicas mais populares. Confira as listas referentes ao Brasil:

Assuntos mais populares:

  1. Avenida Brasil
  2. Corinthians
  3. Carnaval
  4. Eleição 2012
  5. Hebe Camargo
  6. Arthur Zanetti
  7. Copa do Mundo
  8. Lionel Messi
  9. Big Brother Brasil (BBB)
  10. Anderson Silva

As músicas mais populares:

  1. Rolling In The Deep – Adele
  2. We Found Love – Rihanna
  3. Set Fire to the Rain – Adele
  4. Someone Like You – Adele
  5. Paradise – Coldplay
  6. Rumour Has It – Adele
  7. Nothing But The Beat – David Guetta
  8. Você de Mim Não Sai – Luan Santana
  9. Sexy and I Know It – LMFAO
  10. Don’t You Remember – Adele

O fato de a novela Avenida Brasil ter sido o assunto mais comentando não é nenhuma surpresa, afinal, a novela conseguiu entrar com força na internet e ter a sua própria “sub-cultura da internet”, com memes sobre a novela sendo criados a cada segundo e compartilhados fervorosamente dentro das redes sociais, principalmente  no Facebook e Twitter.

A rede social também aproveitou para lançar o “Your year in review” (Retrospectiva do Seu Ano), uma página onde ele monta os 20 principais acontecimentos do seu ano – que tenham sido compartilhados no Facebook, obviamente. Você pode ver a sua própria retrospectiva acessando www.facebook.com/yearinreview.

Twitter

O Twitter obviamente não podia ficar de fora. Durante 2012 diversas publicações ao redor da internet questionaram a posição do Twitter no Brasil. Pesquisas mostravam que o número de usuários ativos teria diminuído consideravelmente e a abertura oficial do escritório chegou apenas perto do final do ano. Mesmo assim, nos EUA o microblog vai muito bem obrigado. 2012 foi um ano de muitas novidades para o passarinho azul.

Para criar uma ótima retrospectiva deste ano, foi lançado o site 2012.twitter.com, que traz as principais informações que foram tweetadas em 2012. A página foi dividida em 5 categorias:

  • Golden Tweets – Os principais tweets do ano;
  • Pulse of the Planet – O que foi mais comentado no ano;
  • Only on Twitter – Coisas incríveis que aconteceram com uso do microblog;
  • Trends – Como o nome já diz, as principais tendências do ano;
  • New Voices – Confira as principais personalidades que aderiram ao microblog em 2012;

Confira o que aconteceu de mais importante dentro do Twitter neste ano neste vídeo:

[youtube http://www.youtube.com/watch?v=NoeMsc4QlAA /]

E para acompanhar o Facebook com a retrospectiva do seu perfil, o Twitter resolveu fazer o mesmo. O microblog fez uma parceria com o Vizify que, ao conectar no seu perfil, lhe apresenta diversas estatísticas e dados sobre o que você fez no seu perfil em 2012.

Acesse www.vizify.com/year-on-twitter para conectar o seu perfil.

Youtube

Uma das principais mídias sociais do ano – sendo a principal na área de vídeos – não poderia deixar de ter a sua própria retrospectiva. Como não poderia ser diferente, o YouTube fez um vídeo para a sua retrospectiva, trazendo os principais vídeos, memes e virais que fizeram sucesso em 2012. Confira o vídeo:

[youtube http://www.youtube.com/watch?v=iCkYw3cRwLo /]

Instagram

O Instagram, um dos principais serviços de compartilhamento de imagens do mundo – e que passou por várias polêmicas em 2012 – não poderia estar de fora destas retrospectivas.

Mas ao menos neste ano não há nada de muito especial, apenas uma publicação no blog trazendo as principais imagens do ano e os principais eventos que ocorreram em 2012 e, por consequência, provavelmente são os que mais tiveram fotos postadas.

Para ver a publicação no blog do Instagram, acesse este link.

Wikipedia

O que seria da internet sem o Wikipedia? Uma das principais fontes para todas as pesquisas – principalmente para trabalhos escolares -, o Wikipedia se tornou o centro de diversos artigos, envolvendo os mais variados assuntos e abordando praticamente tudo que se pode imaginar.

Mas em meio a tantos artigos publicados e tantas pesquisas feitas, quais será que são os artigos mais populares? Segundo a Wikimedia (que mantém o Wikipedia e outras wikis), os 10 artigos mais visitados da Wikipedia em português são:

  1. Brasil
  2. Luiz Gonzaga
  3. Orkut
  4. Facebook
  5. One Direction
  6. Dia dos Namorados
  7. Voleibol
  8. Google
  9. Jogos Olímpicos
  10. Segunda Guerra Mundial

Já na Wikipedia em inglês, que é uma das maiores e mais completas, os 10 artigos mais visitados foram:

  1. Facebook
  2. Wiki
  3. Deaths in 2012
  4. One Direction
  5. The Avengers (2012 Film)
  6. Fifty Shades of Grey
  7. 2012 phenomenon
  8. The Dark Knight Rises
  9. Google
  10. The Hunger Games

Você pode conferir quais foram os outros artigos mais visitados e também visualizar esta mesma lista da Wikipedia de outros países clicando aqui.

PUBLICADO POR

Dennis Altermann

Fundador-Editor aqui no blog Midiatismo, trabalhando com marketing digital na DuPont Pioneer do Brasil. Entusiasta e estudioso nas áreas de comunicação, cultura, comportamento e tecnologias digitais.

Novidades e atualizações, direto em seu e-mail