Um caso de sucesso de interação nas redes sociais – Case no Facebook

Como tenho tido um bom feedback dos leitores no artigo “imprevistos acontecem” e dessa forma decidi escrever um outro case que vivenciei no Facebook.

Sempre estamos trazendo novidades para o nosso público e as duas últimas campanhas que tínhamos feito tiveram um bom retorno, mas a segunda não teve um ótimo desempenho como na primeira, que era novidade, assim decidi inovar e comecei a buscar novas ideias para o lançamento de um produto. Estava com algumas ideias, mas decidi ver a opinião do nossos fãs. O nosso desejo era fazer o lançamento de uma forma diferente no Facebook, tínhamos o prêmio, mas a ideia não estava toda formatada foi então que “plim” iniciamos a interação…

 

O aquecimento

 Começamos então a buscar a opinião dos nossos fãs para a promoção no Facebook, para isso seguimos alguns passos

– Falamos o interesse que tínhamos em realizar a promoção com nosso público;

– Pedimos sugestões;

– Ouvimos as sugestões;

– Dentro das ideias apresentadas e escolhidas pela maioria incrementamos a nossa parte para surpreendermos nosso público;

– Após a ideia formatada colocamos para aprovação de todos;

– Após tudo pronto deixamos um ar de mistério até a apresentação da ideia e inicio da promoção…

 

A campanha (ideia)

A primeira ideia foi a de um quiz onde quem acertasse ganharia o prêmio, nesse meio várias outras ideias incrementaram a ideia principal, no final decidimos fazer um concurso cultural em forma de “campeonato” onde teríamos sete perguntas voltadas a área do nosso público (algumas estavam relacionadas ao premio – curso online) e cada uma seria postada em um dia, ao final quem somasse mais pontos ganharia o prêmio. Se tivéssemos mais ganhadores iríamos sortear o premio entre eles.

Nesse case criamos uma aba específica, no Facebook, para a campanha, fizemos o regulamento, apresentamos a ideia e divulgamos o campeonato pelos nossos canais de comunicação.

Resultado:

– Aumentamos a interação, o número de fãs da nossa página e as vendas da empresa – tudo feito de forma indireta;

– Geramos expectativas em relação a nossa fan page, devido ao campeonato,  o que nos deu muita interação;

– Ao divulgar os resultados parciais tivemos bons retornos dos fãs pela clareza da promoção;

– Ouvimos a opinião dos fãs o que nos deu credibilidade e envolvimento com o público.

 

Dicas:

Após essa e diversas outras campanhas que tenho feito e vivenciado nas redes sociais deixarei algumas dicas que poderão te ajudar o desempenho da sua empresa:

– Gere expectativa no seu público e os surpreenda;

– Interaja sempre;

– Nunca fique na mesmice, traga sempre novidades para seus fãs, amigos, seguidores…;

– Ofereça brindes relacionados ao seu negócio;

– Envolva seu público e instigue a participação;

– Conheça seu público;

– Ouça o que seu fãs têm a dizer, sempre que possível traga eles para ajudar na concepção de uma ideia, novo produto…, enfim faça com que eles sejam parte integrante do seu negócio;

– Mude, inove, crie…;

– Tenha sempre uma ideia do que quer e onde quer chegar e esteja aberto a sugestões;

– Use as ferramentas certas para sua campanha;

– Se for criar uma promoção, concurso, campanha… crie um regulamento claro;

– Se sua campanha for no Facebook crie um evento para ela;

– Divulgue sua campanha nas outras redes sociais que sua empresa ou blog participe;

– E por fim seja transparente em tudo que for fazer.

PUBLICADO POR

Ricardo Euclydes Nazar

Fundador do Blog Cia do Marketing. Formado em Adminsitração pela Universidade Federal de Viçosa e em Ciências contábeis já atuou prestando consultorias para empresas no Estado do Amazonas e ministrando cursos em diversas áreas, há alguns anos atua como Gerente de Marketing e Vendas em uma empresa de TI do parque tecnológico de Viçosa-MG.

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