Twitter sem @arroba, #hashtag e retweet? Acho (e espero) que não.

predio-do-twitter

Rumores dos últimos dias indicam que existe a possibilidade de termos um Twitter sem @arrobas ou #hashtags em um futuro não muito distante. O rumor começou com a fala de Vivian Schiller, diretora de notícias do Twitter, afirmar que o uso de “@” e “#” era “arcaico”.

Depois de a notícia se espalhar rapidamente por diversos sites e blogs ao redor do mundo, Vivian tentou corrigir a sua fala, dizendo que o Twitter não pretendeo se livrar dos @arrobas e #hashtags, como pode-se ver neste tweet dela.

Apesar de não ter nenhuma informação confirmada, o rumor tomou conta do Twitter, já que Dick Costolo, CEO do Twitter, afirmou recentemente que a empresa está sempre buscando novas alternativas, melhorias e novos usuários, através de ações que facilitem o uso do microblog para estes novatos. Não há nesta fala nenhuma afirmação de remover # ou @ do Twitter, mas já serviu de combustível para muitas discussões sobre o futuro destas funcionalidades.

Não seria o completo fim das funcionalidades, mas talvez uma reformulação de ambas. Isso não seria uma novidade, pois assim como os usuários antigos do Twitter devem lembrar, o “retweet” também sempre foi uma funcionalidade muito importante do microblog e com o tempo evoluiu do simples “RT: ” para o “retweet nativo“, uma forma mais moderna e visualmente atraente.

Mesmo sendo uma possibilidade muito grande, eu acho que vai ser muito difícil de o Twitter sumir com o @ ou #, no máximo, irá dar menos enfâse a eles, talvez não mostrando o @ ao mencionar alguém, mas habilitando a utilização dele.

No post sobre o rumor no site americano Mashable, houve uma votação com os leitores, se achavam interessante ou não a remoção dos @ e # do microblog. A vencedora é “Não”, as pessoas não querem que tirem as suas #hashtags e @menções.

O que você acha do possível fim das #hashtags e @arrobas?

Atualização:

O pessoal do The Next Web trouxe outra novidade para este rumor, parece que o retweet também pode estar com os seus dias contados. A funcionalidade não iria desaparecer, mas estaria sendo testado um modelo onde o “retweet” virou um simples “compartilhar” – que é a mesma coisa, mas com um nome diferente.

twitter-sem-retweet

PUBLICADO POR

Dennis Altermann

Fundador-Editor aqui no blog Midiatismo, trabalhando com marketing digital na DuPont Pioneer do Brasil. Entusiasta e estudioso nas áreas de comunicação, cultura, comportamento e tecnologias digitais.

Novidades e atualizações, direto em seu e-mail