Twitter – Você é seguido por estranhos, tome cuidado.

Em minha primeira contribuição com o Midiatismo, falei um pouco sobre o Twitter e como as pessoas o tem utilizado – ::aqui(“https://www.midiatismo.com.br/o-marketing-digital/rede-social-ou-centralizador-de-noticiasinformacoes”,”Rede Social ou Centralizador de Noticias/Informações”):: – recebi um comentário do “Adriano Molski” onde ele relatava a seguinte situação.

“Tenho uma coisa interessante a relatar, nessas de postar no Twitter ‘o que eu estou fazendo’, uma vizinha aqui perto de casa, há duas semanas, postou no Twitter: ‘Sexta-feira de calor, que legal, partindo para a praia com a família…’, e a casa dela foi roubada no final de semana. Isso mostra que a ferramenta tem alcance. Não sei se foi coincidência, mas foi estranho. Todos devem estar cientes do que escrevem e tomar cuidado com as possíveis consequências”.

Este pequeno relato do “Adriano Molski” me fez pensar, estamos expondo nossas atividades no Twitter sem nos darmos conta de quem está nos seguindo, mesmo que este caso tenha sido apenas uma coincidência realmente, não é de nos assustarmos se o assalto tenha sido facilitado após uma simples frase.

Diferentemente das outras redes, a maioria das pessoas utilizam o Twitter “aberto” (eu sou um deles), ou seja, Facebook, Orkut, e assim por diante, não é necessário ser autorizado para seguir alguma pessoa ou empresa. Então este detalhe me fez pensar mais um pouco, por quem estamos sendo seguidos? Será mesmo que são pessoas de boa índole? Quais os verdadeiros objetivos dos meus seguidores? Estas perguntas podem soar um pouco “apavoradas”, mas se pararmos para analisar pode ter sentido, muitos costuma dar informações como as relatadas acima, ou seja, neste caso pode ser que o tal assaltante ou informante estivesse observando a “vitima”.

Boa parte dos usuários da rede buscam seguidores arduamente, alguns saem seguindo diversas pessoas com o intuito de que estes seguidores passem a lhe seguir, outros utilizam aplicativos disponíveis na rede que, onde através de um Boot sai seguindo e ao mesmo tempo é seguido por estranhos, pare para pensar, quem são estes novos seguidores? O que lhe trará de benefícios ser seguidos por Boots? Qual o verdadeiro valor de se possuir 10.000 seguidores se eles sequer notam o que você escreve? Realmente vale a pena “abrir minha vida e momentos dela” para pessoas que não conheço? Estas são perguntas que deveriam fazer parte da vida destas pessoas que “apelam” em busca de novos seguidores.

Acredito que o Twitter pode trazer diversos benefícios, mas ao mesmo tempo pode ser um tiro no pé, antes de Twittar tudo que lhe vem à cabeça, pare e pense um pouco se aquilo não pode lhe trazer consequências desagradáveis, pode ser que você evite transtornos futuramente.

Abraço e até a próxima.

PUBLICADO POR

Thiago Batista

Estudante de Gestão de Tecnologia da Informação através da Unisul virtual de SC. Trabalha na WRA Gestão em TI de Maringá. Amante de Tecnologia e um Eterno Aprendiz.

Novidades e atualizações, direto em seu e-mail