Tudo sobre o #newtwitter: Novo foco, chegada das brand pages e outras novidades

Esta semana está sendo muito interessante para quem usa com bastante frequência as redes sociais. O Facebook começou a liberar nesta semana o novo perfil para todos usuários e também atualizou o seu aplicativo para Android. Já no embalo, o Twitter lançou não apenas atualizações para dispositivos móveis, mas para todo o seu serviço.

Vamos trazer aqui um resumo de tudo o que você precisa saber desta novidade do microblog. Primeiro, caso o seu perfil ainda não tenha sido atualizado, tente atualizar seu aplicativo para Android, iOs ou Mac, após isto ele deve atualizar no seu navegador também. Outro modo não há por enquanto, mas muitas pessoas estão recebendo gradualmente a atualização. Esta dica peguei no blog do Bruno de Souza.

Quais as principais novidades que você deve conhecer e que vamos falar mais aqui? O que muitos estão chamando de a “2ª grande jogada da empresa” é o fato de ela ter finalmente unificado todos os seus aplicativos, tarefa já anunciada anteriormente. Agora os aplicativos para todas as plataformas foi renovado, tanto Android, iOs, Mac, TweetDeck (Windows, Mac e web) e a versão do navegador (desktop e mobile).

Mas as mudanças não foram apenas visuais, também houveram mudanças estratégicas. O Twitter, até então, já estava implementando algumas “abas” diferentes em seu serviço, procurando trazer algo realmente diferente das suas abas padrões, timeline e menções. Agora você encontra as seguintes abas:

  • Home – É a clássica timeline, mas agora oferecendo alguns recursos melhores em relação aos recursos multimídia disponíveis;
  • Conect – Nesta área você vai poder ver todas suas menções e atividades ligadas a você, como quem favoritou seus tweets ou começou a seguir você;
  • Discover – Semelhante a área de busca, mas totalmente reformulada. Aqui você encontra os trending topics, mas também sugestões de conteúdo baseada em suas conexões e atividades;
  • Me – É o seu perfil, reformulado, mas ainda com as mesmas funcionalidades já presentes anteriormente.
E no mobile:

Novo Twitter para Android.

Esta claro que o Twitter está querendo trazer algo a mais para o seu serviço, deixar de ser apenas uma “rede de compartilhamento” para se tornar algo muito maior, algo muito mais completo. Como apontado pelo pessoal do Mashable, muitos acreditam que ele pode estar querendo chegar mais próximo do Facebook, mas esse discurso também foi usado quando o outro “novo Twitter” apareceu.

Uma nova funcionalidade do Twitter, que provavelmente pode ser utilizada muito bem, é a possibilidade de “embedar” os tweets, ou em bom português, “incorporar”. Você pode ver um exemplo abaixo:

Ah, realmente o "longpress" (segurar o dedo) não está funcionando no novo app para Android

Outra novidade, muito aguardada e que também já havia sido anunciada de forma não oficial, são as “brand pages“. Semelhantes as fan pages, parecem ser uma forma de oferecer espaço para as empresas aproveitarem.

Uma das novidades nas páginas de empresas no Twitter vai ser, além da customização, elas também poderem escolher um tweet que fique em destaque no começo da página e este poderá ter recurso multimídia expandido por padrão (vídeo ou imagem).

Por enquanto as “brand pages” não estão liberadas para todos, como normalmente é. Algumas empresas já estão testando, como American Express, Best Buy, Bing, Chevrolet, Coca-Cola, Dell, Disney, General Electric, Hewlitt-Packard, Intel, JetBlue, Kia, McDonald’s, Nike, PepsiCo, Staples, Verizon Wireless, NYSE Euronext, Heineken, Subway e Paramount Pictures.

 

Exemplo de uma brand page no novo Twitter

Algumas outras novidades interessantes apareceram, como o agrupamento de tweets conforme há uma troca de mensagens entre as pessoas, como no exemplo mostrado abaixo:

 

Há no Youtube uma apresentação sobre o novo Twitter e também um site, http://fly.twitter.com/:

[youtube http://www.youtube.com/watch?v=0qqDy5BmYKE]

O TweetDeck, que recentemente havia sido comprado pela empresa, também foi reformulado e ganhou o visual novo:

Mais informações você encontra em alguns outros blogs da área:

Novo Twitter no TechCrunch

Post sobre as Brand Pages do Twitter no Mashable

Você já está usando o #newtwitter? O que está achando da novidade até agora?

PUBLICADO POR

Dennis Altermann

Fundador-Editor aqui no blog Midiatismo, trabalhando com marketing digital na DuPont Pioneer do Brasil. Entusiasta e estudioso nas áreas de comunicação, cultura, comportamento e tecnologias digitais.

Novidades e atualizações, direto em seu e-mail