Suas atualizações no Facebook podem virar anúncio. Será que estão passando do limite?

Essa semana foi anunciado um novo sistema de anúncio dentro da popular rede social, ::tag(“facebook”,”Facebook”)::. Chamado de “Sponsored Stories” (histórias patrocinadas), o novo serviço de publicidade do ::tag(“facebook”,”Facebook”):: promete uma forma mais eficiente de anunciar para os quase (ou mais) de 600 milhões de usuários.

A princípio a ideia seria de pegar atualizações que fossem relacionadas a uma marca (como dar um checkin no Facebook Places, por exemplo) e utilizar tal mensagem para dar mais destaque para o logotipo da empresa e mostrar aquela atualização no formato de anúncio para todas as conexões do usuário.

Confira dois exemplos desta nova publicidade:

Está é uma intervenção feita a partir de um “checkin” no Facebook Places, serviço de Geolocalização semelhante ao ::tag(“foursquare”,”Foursquare”):: que ainda não chegou a todos os países.

Checkin no Facebook com patrocínio a partir do 'sponsored stories'

Checkin no Facebook com patrocínio a partir do 'sponsored stories'

E nesta imagem, o “sponsored stories” utiliza uma “curtida” que um usuário deu na página de uma empresa que utiliza o serviço:

Curtir Patrocinado a partir do sistema de "Sponsored Stories"

Curtir Patrocinado a partir do sistema de "Sponsored Stories"

E o que você achou? Um pouco invasivo? Confesso que vejo dois lados nesta nova ferramenta. Para as empresas é uma forma de dar mais visibilidade aos clientes conquistados (afinal, você estará usando uma interação que aquele internauta teve com a sua marca), mas também há o lado do usuário, que é usado como um “garoto propaganda” automaticamente. Mas podemos pensar por outro lado, quando você “curtir” uma página você já não acaba deixando isso visível para todos seus amigos? A única diferença agora é que está ação vai ganhar mais destaque entre a sua rede de contatos, o que algumas vezes pode até ser bom para ambas as partes.

Deixe sua opinião sobre o novo sistema aqui nos comentários.

Mais informações através da Read Write Web.

PUBLICADO POR

Dennis Altermann

Fundador-Editor aqui no blog Midiatismo, trabalhando com marketing digital na DuPont Pioneer do Brasil. Entusiasta e estudioso nas áreas de comunicação, cultura, comportamento e tecnologias digitais.

Novidades e atualizações, direto em seu e-mail