Startup em pauta na UFRGS

Existe um termo circulando pelos meios de interação digitais que há algum tempo fomentam discussões em congressos que tratam de inovação – “Startup”. O que afinal existe por trás desta palavra? Empreendedores com ideias inovadoras em busca de espaço no mercado. Normalmente as startups atendem a uma demanda de produtos ou serviços latente, percebida por esse empreendedor que, além da grande ideia, consegue descrever uma trajetória de crescimento rápido e sustentável.

E o que isso tudo tem a ver com o meio digital? Tudo! Não que o foco do negócio das Startups precise ser a web, mas esta plataforma auxilia na divulgação de forma simples e eficaz – muitas vezes gratuita. Exemplo disso são os sites Startupi e o Aceleradora, cujo objetivo é apoiar e promover estas iniciativas. Blog e site especializados no assunto que concentram conteúdos e ajudam a divulgar eventos, as propostas de Startups e, principalmente, a encontrar investidores.

No Brasil, o grande exemplo de uma Startup de sucesso é o site de compras coletivas Peixe Urbano. Seguindo esta trilha, fervilham pelo país encontros como o “Startup Meet Up”, o “Startup Weekend” que passou por Campinas recentemente. Nestes espaços, empreendedores podem se encontrar e trocar experiências, podem encontrar investidores e “vender o seu peixe” e fazer novos contatos. Em Porto Alegre o tema tem aparecido nos grandes congressos de inovação, como no BITS 2011, por exemplo.

Na próxima terça-feira, 24 de maio de 2011, o modelo de negócios Startup estará em pauta numa das palestras da Semana Acadêmica da FABICO. Evento que acontece de 23 a 27 de maio, promovido pelos alunos dos cursos de Comunicação da UFRGS, cujo tema deste semestre é a “Democratização da Comunicação”.

No evento “Startup: como aproveitar oportunidades e reinventar formas de consumo”, serão apresentados os cases “Peixe Urbano” e “Multipós”. O objetivo é trazer exemplos deste novo modelo de negócios, o qual tem como elemento chave a oportunidade de reinventar as formas de atuação do profissional de comunicação.

O evento #StartupFabico é gratuito, mas tem vagas limitadas. As inscrições podem ser feitas pelo email [email protected] ou pela página no Faceboook até o dia 23 de maio de 2011.

As apresentações serão realizadas no Auditório 1 da FABICO, que fica na Rua Ramiro Barcelos, 2705, bairro Santana, em Porto Alegre – RS.

Para aqueles que não estiverem em Porto Alegre, o evento será transmitido ao vivo pelo Livestream.
Convidados:
Pedro Kranz
Social Relationship Manager do site de compras coletivas Peixe Urbano;

Gabrielle Varga
Coordenadora de vendas do Peixe Urbano do Vale dos Sinos e de Porto Alegre;

Dirceu Corrêa Jr.
Sócio da empresa Multipós, especialista em pesquisa, monitoramento e atendimento nas redes sociais da internet.

PUBLICADO POR

Daniela Mattos

Estudante de Relações Públicas – UFRGS Atua como voluntária no Marketing Digital do Projeto Animais Respeito (@animaisrespeito) e acompanha interessadamente as mudanças provocadas pelas interações mediadas por computador.

Novidades e atualizações, direto em seu e-mail