Slides roubados do seu Slideshare?

Algum tempo atrás postei aqui no Midiatismo uma apresentação no Slideshare criada por mim com o título de “8 tendências para o mobile marketing no Brasil“. Alguns dias atrás descobri que alguém havia feito o download da apresentação e publicado novamente sem dar os créditos ou pedir autorização.

A apresentação realmente não era um grande problema e quem duplicou nem tinha tantas visualizações. Provavelmente aquela pessoa nem havia feito pela maldade, mas sim pela inocência (pelo menos eu prefiro pensar assim).

De qualquer forma eu acho importante evitar este tipo de duplicação, mesmo que não represente um grande problema. Confesso que procurei fazer isso de curiosidade, já que foi a primeira vez que aconteceu, era bom saber como proceder caso ocorra novamente.

Procurei entender o problema procurando primeiramente no Google. Sem muito sucesso, resolvi entrar em contato direto com o suporte do Slideshare. Foi um pouco complicado no começo, mas como eles respondiam rapidamente eu logo solucionei o meu problema.

Tudo que eu precisava fazer etta encaminhar algumas informamos para o endereço de email do Slideshare responsável pelo DMCA (Digital Millennium Copyright Act). Este endereço é responsável por toda e qualquer reclamação em relação a direitos de marca, mesmo quando usaram a sua marca indevidamente em algum slide você pode reclamar. O endereço é [email protected].

No meu caso foi um pouco mais simples, apenas enviei um arquivo em PDF com o link da apresentação original,o link da cópia, meu número e outras informações de contato. Ah, eles também pedem uma declaração em inglês que você esta ciente de que responderá legalmente caso esteja mentindo.

No meu caso,após enviar este email, em algumas horas já recebi umas confirmação de que o conteúdo havia sido removido.

Caso você tenha tido problema semelhante, acesse http://www.slideshare.net/terms#dmca

PUBLICADO POR

Dennis Altermann

Fundador-Editor aqui no blog Midiatismo, trabalhando com marketing digital na DuPont Pioneer do Brasil. Entusiasta e estudioso nas áreas de comunicação, cultura, comportamento e tecnologias digitais.

Novidades e atualizações, direto em seu e-mail