Ícone do site

Redes Sociais segmentadas funcionam?

A um tempo vi um post no fórum Imasters sobre as redes sociais segmentadas, aquelas feitas para ninchos muito pequenos. Achei interessante a questão levantada, já que é um assunto pouco lembrado as vezes. Resolvi usar o post com algumas adaptações.

Imagine uma rede de donos de cães chihuahua do Estado de São Paulo; ela realmente não fará sentido para você que não tem e/ou não gosta de cachorrinhos desta raça. Mas, acredite, ela é um prato cheio para companhias paulistas especializadas em ração para cães de porte pequeno.
Tamanho não é documento, e isso serve para redes sociais de nicho também.
Outro obstáculo é o medo. Muitas empresas hoje olham para Facebook, MySpace, Linkedin, e pensam: “Só se eu fosse maluco me atreveria a criar uma rede social específica para meu público. Seríamos esmagados”.
Não é bem por aí e eu tentarei explicar os porquês.

Benefícios, vantagens e importância das Redes Sociais de Nicho:

Visto isso, alguns passos básicos devem ser seguidos no momento de concepção de uma Rede Social de Nicho:

  1. Engajar: Construir um relacionamento não se faz do dia para a noite. Disponha de tempo e repertório para lidar com sua comunidade.
  2. Ouvir e ser ouvido: Fale, mas também escute. Afinal, você criou uma rede para conhecer mais sobre os hábitos e necessidades dos participantes.
  3. Focar na comunidade e não na ferramenta: descubra o que é mais útil e acessível para seu nicho. Está perdido e quer uma dica: as comunidades Ning são suficientes na maioria dos casos.
  4. E agora, sim, a perfurmaria: depois de cumprir todos os passos acima, lembre-se de que o objetivo é conectar pessoas. Crie plataformas wiki, chats, fóruns, comunidades, álbum de fotos, canais de vídeos…

Ok. Até agora fizemos comparações e suposições. Escolhi um exemplo do mundo real que me agradou bastante e me convenceu como um bom modelo a ser seguido. A IBM possui uma rede social voltada exclusivamente para Desenvolvedores, de todo o mundo, inclusive aqui do Brasil. Estamos falando da DeveloperWorks.
A DW é uma plataforma que agrega uma série de recursos para os profissionais que a integram. Ao criar o seu perfil, você tem acesso a:

Além disso, a rede promove concursos para seus membros e o melhor: ao participar, você entra na mira na IBM, que monitora toda a atividade da rede.

Todo mundo ganha

Para resumir, posso afirmar categoricamente que com redes sociais de nicho, todo mundo sai ganhando:

Espero que tenham gostado!
That’s all Folks!
FONTE

Sair da versão mobile