Redes sociais em ambientes corporativos.

Muito tem se falado sobre as redes sociais no mundo de forma geral, sobre a influência que ele exerceu de diversas formas, mas uma das questões que mais intrigam as empresas é com relação a sua utilização por parte dos colaboradores.

É muito comum vermos empresas bloqueando o acesso as redes sociais para os colaboradores, então uma pergunta que faria, porque a maioria das empresas tem aderido às redes sociais como forma de marketing, contato direto com cliente, controle de qualidade, mas dentro de sua própria empresa é proibido que seus funcionários utilizem as redes sociais.

Existem alguns argumentos por parte das empresas que considero relevantes, tais como:

  • Os colaboradores não sabem aproveitar a liberdade que lhe é dada.
  • O número de pessoas que utilizam as redes sociais com o intuito profissional é muito pequeno, ou seja, muitos destes colaboradores passariam a conversas com amigos em vez de utilizarem em prol do trabalho naquele momento.

Em contrapartida os colaboradores que discordam desta atitude por parte da empresa, expõem alguns motivos para que este bloqueio seja revisto, tais como:

  • As redes sociais tornaram-se importantes para que os colaboradores encontrem fontes de conhecimento, especialistas na área, e principalmente contatos para troca de informações sobre determinados assuntos.
  • Pesquisar nas redes sociais pode ser uma boa escolha, quando você precisa de opiniões distintas sobre produtos e serviços.

Existem outros diversos motivos que poderiam ser expostos aqui, tanto por parte das empresas, quanto por parte dos colaboradores.

Bloquear as redes sociais ainda é algo “padrão” por partes da empresa. Considero que o principal motivo ainda seja o seguinte, os colaboradores não sabem diferenciar a utilizam das redes sociais em sua casa, da utilização no trabalho, muitos deles consideram que a navegação pode ser a mesma, ou seja, boa parte dos colaboradores utilizam as redes sociais para jogar conversa fora, ou simplesmente para acompanhar o que seus amigos andam fazendo pela rede.

Assim como tudo na vida, existe a questão da mudança perante a uma nova cultura, como muitos se lembram, as empresas bloqueavam as ligações telefônicas por parte dos colaboradores, caso você quisesse realizar alguma ligação teria que solicitar a alguém (obs.: algumas empresas ainda possuem este tipo de pratica), assim como é feito hoje por muitas empresas com relação à internet, caso queira que algum site seja desbloqueado no Firewall terá que solicitar a algum superior, ou seja, ainda estamos vivenciando pelo menos no Brasil, a alteração de cultura com relação à internet, mesmo que as redes sociais faça parte dela, acredito que terá uma mudança cultural separada.

Irá demorar um pouco, até que as empresas entendam a importância das redes sociais para os colaboradores, assim como irá demorar o entendimento de utilização por parte dos colaboradores, pois atualmente muitos não sabem diferenciar a utilização pessoal (em casa) da utilização profissional (no trabalho).

A mudança de cultura é algo complicado e requer uma fase de adaptação, durante está fase devera haver uma compreensão entre as partes envolvidas, assim como uma orientação com relação a sua utilização.

Sinta-se a vontade para complementar o texto e expor a sua opinião.

Abraço e até mais.

PUBLICADO POR

Thiago Batista

Estudante de Gestão de Tecnologia da Informação através da Unisul virtual de SC. Trabalha na WRA Gestão em TI de Maringá. Amante de Tecnologia e um Eterno Aprendiz.

Novidades e atualizações, direto em seu e-mail