Reclamar no Twitter traz resultado.

Algum tempo atrás escrevi um artigo no Midiatismo abordando este tema – Twitter / Facebook – Novo SAC? – e parece que o Twitter e o Facebook realmente assumiram este papel para algumas empresas.

Em uma pesquisa realizada recentemente pela Folha, o Twitter foi considerado o melhor canal para reclamação, foi através dele que os consumidores com problemas conseguiram as respostas mais ágeis, assim como soluções.

Porque esta possível alternativa deixou de ser apenas suposição e passou a realidade tão “rapidamente”?

Simples, através do Twitter diversas pessoas podem ler o seu descontentamento com a empresa em questão, e isto irá “manchar” a marca da mesma, como o Twitter é “mundo” aberto, onde você pode seguir quem você quiser (tirando os perfis restritos, mas estes são poucos comparados aos abertos), esta informação e descontentamento pode chegar a diversas pessoas, podendo gerar dúvidas sobre a qualidade das mesmas principalmente para os futuros clientes.

Será que as empresas atendem com maior descaso seus clientes pelos antigos meios de comunicação como Telefone, por exemplo?

Talvez, pois o contato telefônico gera uma comunicação unilateral, fazendo com que o descontentamento com a empresa não seja espalhado de forma rápida para muitas pessoas, quando a solução não vem o descontentamento torna-se cada vez maior, então muitos acabam utilizando esta brecha de divulgar o seu descontentamento e alertar novos consumidores sobre possíveis problemas através do Twitter.

Conclusão.

Utilizar as redes sociais para expressar seu descontentamento pode trazer resultados, talvez você não consiga uma solução, pois ainda são poucas as empresas que possuem colaboradores completamente dedicados para acompanhar o fluxo nas redes sociais, mas sem duvida nenhuma, aquelas que ainda não entenderam esta necessidade, podem ficar para traz, e verem futuros clientes ou atuais clientes deixando de adquirir seus produtos ou serviços.

Como as redes sociais, são utilizadas pelas empresas como forma de marketing e uma excelente forma de aproximar o cliente da mesma, está seria uma solução obvia caso vissem clientes descontentes com a mesma.

A tendência é que a cada dia aumente o número de usuários das redes sociais, desta forma o fluxo tende a aumentar, gerando ainda mais a necessidade das empresas em prestar atenção no que estão falando sobre ela.

Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/tec/989698-redes-sociais-sao-mais-ageis-que-sac-como-canal-de-reclamacao.shtml

Abraço e até a próxima.

PUBLICADO POR

Thiago Batista

Estudante de Gestão de Tecnologia da Informação através da Unisul virtual de SC. Trabalha na WRA Gestão em TI de Maringá. Amante de Tecnologia e um Eterno Aprendiz.

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