Recebeu a corrente “Nestlé (ou Cacau Show) está dando cestas de Natal”?

Provavelmente muitas das pessoas que estão lendo este texto agora receberam nas últimas semanas (ou até alguns anos atrás) a corrente de email que dizia que era só mandar aquela mensagem para mais 15 pessoas e copiar a mensagem para o endereço X que ganhava uma cesta de natal da Cacau Show (a variação antiga citava a Nestlé como a “benfeitora”).

Na primeira vez que recebi, semana passada, minha primeira reação foi pensar: “Nossa, será que a Nestlé está fazendo algum tipo de ação de marketing através de email marketing?”. Mas ao começar a ler a mensagem já percebi a corrente sem futuro. Minha segunda reação, portanto, foi colocar o endereço de email (aquele para qual devia ser copiada a mensagem) e o resultado foi… hmm… “interessante”.

O primeiro resultado era um texto datado de 28 de Novembro de 2004 que com o seguinte título: “Hacker usa Nestlé para conseguir e-mails“. Eu também me espantei. Aquela corrente tinha mais de 7 anos e estava por ai, circulando na internet. Ontem acabei recebendo novamente a mensagem, mas desta vez citava a Cacau Show, mas com a mesma mensagem.

Bom, isto seria só mais um corrente de email se não fosse pelo seguinte. E se a Nestlé ou a Cacau Show utilizasse isto para alguma ação? Imagine, por exemplo, se as empresas pegassem os endereços de email e fizesse com que as mensagens fossem encaminhadas para uma banco de dados. Diariamente, poderiam enviar uma mensagem um dia após avisando que a mensagem não era real, que a pessoa não iria ganhar as cestas, mas que ela poderia comprar nos lugares X, Y e Z e até ganhar 10% de desconto ao apresentar aquela mensagem.

O email não real mencionado na corrente da Nestlé é o [email protected] e o da Cacau Show [email protected]

Alguém mais passou por isso nos últimos dias?

Para quem quiser conferir o post de 2004 sobre esta corrente, acesse este link.

 

Atualização em 05 de Dezembro:

O problema foi parar até no Reclame Aqui: link para Reclame Aqui

Ah, acabei encontrando uma notícia ainda mais antiga, de 2003! Como você pode ver aqui.

PUBLICADO POR

Dennis Altermann

Fundador-Editor aqui no blog Midiatismo, trabalhando com marketing digital na DuPont Pioneer do Brasil. Entusiasta e estudioso nas áreas de comunicação, cultura, comportamento e tecnologias digitais.

Novidades e atualizações, direto em seu e-mail