Quase 9% dos usuários do Facebook são fake

Uma notícia hoje me chamou bastante a atenção. Segundo o próprio Facebook, 8,7% das contas criadas na rede social não são de pessoas reais. Isso significa que quase um décimo dos quase 1 bilhão de usuários não existem. Quando eles anunciarem que chegaram a um bilhão de usuários, podemos desconfiar.

Também não podemos negar que é muito comum ver perfis falsos em qualquer serviço online, arrisco dizer que no Twitter, por exemplo, esta porcentagem seja ainda maior, já que o processo de criação e validação da conta no microblog sejam ligeiramente mais simples.

Esta notícia fica de lição para qualquer serviço. Número de usuários é um dado que deve ser utilizado com muito cuidado, geralmente são mais confiáveis números de visitantes únicos, quantidade de interações e dados relacionais ao engajamento de uma forma geral.

Esta é uma notícia que certamente vai influenciar na IPO da rede social, que já não anda lá essas coisas.

PUBLICADO POR

Dennis Altermann

Fundador-Editor aqui no blog Midiatismo, trabalhando com marketing digital na DuPont Pioneer do Brasil. Entusiasta e estudioso nas áreas de comunicação, cultura, comportamento e tecnologias digitais.

Novidades e atualizações, direto em seu e-mail