Quanto custa um seguidor? Twitter divulga o CPF e CPE.

Para quem já trabalhou na área de publicidade (e algumas outras) deve conhecer o CPM, ou “Custo por Mil”. O objetivo desta sigla é avaliar quanto você gasta para atingir mil pessoas, uma métrica comum para quem anuncia em meios mais “tradicionais”, tais como TV, Jornal, Rádio, etc.

Hoje existem diversas métricas, ainda mais com ferramentas ligadas a internet, que proporcionam ainda mais análise. Mas o Twitter, incrivelmente, dificultava bastante a mensuração de investimentos, já que, até agora, não há um painel de análise de dados aberto ao público.

Como anunciamos alguns dias atrás, o Twitter pretende abrir publicamente a possibilidade de criar anúncios dentro do microblog. Estes novos formatos de anúncio vão exigir a utilização de novas métricas, e este é o caso do CPF e CPE. Em uma newsletter disparada pelo Twitter para os interessados em anunciar no site, a empresa liberou alguns dados coletados em relação aos seus poucos anunciantes, trazendo duas métricas interessantes, o CPF (Cost per Follower, ou Custo por Seguidor) e o CPE (Cost per engagement, ou Custo por Engajamento).

Segundo a mensagem, baseada em campanhas já realizadas, o CPF fica em torno de US$2,50 e US$4 dólares. Ou seja, os gastos foram entre R$4 e R$8 por seguidor adquirido. Já o CPE, que leva em consideração número de cliques, retweets, respostas e favoritos, esteve saindo por US$0,75 e US$2,50, algo em torno de R$1 e R$4 reais.

Lembrando que, atualmente, anúncios no Twitter apenas se você desembolsar mais de US$15.000 em três meses de campanha. Não, eles ainda não tem foco em pequenas empresas. Acredito (e espero) que isto mude um pouco com a chegada da sua ferramenta de publicidade aberta, provavelmente trazendo valores menores em alguns casos.

Muito caro? Muito barato? O que vocês acharam?

 

Via Mashable.

PUBLICADO POR

Dennis Altermann

Fundador-Editor aqui no blog Midiatismo, trabalhando com marketing digital na DuPont Pioneer do Brasil. Entusiasta e estudioso nas áreas de comunicação, cultura, comportamento e tecnologias digitais.

Novidades e atualizações, direto em seu e-mail