Ícone do site

Formatos de Publicidade dentro do Twitter

Desde o começo da popularização do Twitter, com crescimento de usuários que passava de 1000%, a pergunta que sempre ficava na cabeça das pessoas, principalmente do pessoal que trabalha com comunicação, é como o Twitter iria fazer dinheiro com aquilo?
Há alguns dias já era anunciado que o Twitter estaria agora tentando entrar com algum tipo de publicidade dentro do site e hoje eles anunciaram em seu blog o que podemos considerar o primeiro passo da publicidade nesta popular ferramenta social.

O sistema utilizado é o de Promoted Tweets que serão Tweets pagos por empresas e irão aparecer, por enquanto, na parte de Search e depois na timeline da web e de aplicativos de terceiros (TweetDeck, Seesmic e Tweetie).

Os primeiros clientes incluem Starbucks, Best Buy, Sony Pictures, Red Bull, Virgin America e Bravo. De primeiro momento as empresas compram palavra-chave e o sistema funcionará por CPM, mas deve ser alterado com o decorrer do tempo.
O futuro deste sistema e como ele irá evoluir vai depender do feedback que vai haver por parte dos usuários.
– – – – – – – – – –
Update 18/06/2010:

Está semana o Twitter lançou sua mais nova ferramenta na tentativa de monetizar o microblog, se trata do Promoted Trends.
Semelhante aos
tweets pagos mostrados à cima,  o promoted trends é um Trending Topic, lista que mostra os termos mais tweetados em um país ou mundo, agora adiciona um termo pago seguido da palavra “promoted”, como no exemplo abaixo:
O primeiro tópico pago é do Toy Story 3, animação da Pixar que estreia hoje. Este é mais um passo na tentativa de arrecadar algum dinheiro com o microblog, que até agora vem se sustentando por investidores.

Update 14/07/2010:

Esta semana no Twitter aconteceu a estréia do @EarlyBird, um novo serviço que até poucos dias atrás causava dúvida sobre o seu funcionamento. O mistério foi desvendado quando apareceram os primeiros anúncios da Disney no perfil, que anunciavam uma promoção de compre um leve dois, válida apenas no território americano. Como pode-se notar que é um perfil que retweeta mensagens de quem pagar para todos os seguidores do perfil. De acordo com o Twitter seriam apenas promoções de qualidade, atraindo assim muitos seguidores já nos primeiros dias.
– – – – – – – – – –
Update 04/10/2010:
De acordo com o blog do serviço, o microblog já estaria oferecendo a partir de agora o Promoted Account, serviço semelhante ao Promoted Trends, mas desta vez iria indicar perfis de empresas que pagarem por tal serviço. O perfil promovido iria aparecer entre os “Who to Follow?” dos usuários e cada indicação seria baseado na base de seguidor e seguidores de cada usuários.
(Veja post completo sobre o Promoted Account)

Sair da versão mobile