Posicione-se como um especialista (e seja um)


Este é um texto enviado por um leitor, não necessariamente reflete a opinião do blog.
Para ver o seu texto aqui também, acesse colabore.

Quem nunca ouviu que determinada marca está se “reposicionando” no mercado? Essa expressão significa que determinada marca quer ser vista de outra forma por seus públicos. Você como profissional também deve se posicionar. Como? Vamos a um exemplo prático (para ser bem clichê e brasileiro vou utilizar o futebol).

Imagine-se  como o técnico recém chegado de um time de futebol e para a vaga de centro-avante você possui três opções: um jogador que se diz centro-avante, um jogador faz-tudo e um goleiro. Obviamente você escolherá o que se diz centro-avante, porque ele se posiciona como um cento-avante, age como um e as outras pessoas o vêem como um cento-avante e logicamente você acha que ele é a escolha mais sensata para o posto.

Outro exemplo, dessa vez um real. Em um passado recente conheci o case de um cabeleireiro com certo talento, que era até então desconhecido. Após dar uma entrevista para um jornal falando sobre novas tendências de cortes para o inverno ele verificou que seus clientes começaram a aumentar e as pessoas agora o paravam na rua para pedir dicas sobre tendências. Percebeu a oportunidade e começou a se posicionar como especialista em beleza, dando workshops, marcando entrevistas (muitas vezes ele mesmo se oferecia para as entrevistas) e escrevendo gratuitamente para uma revista falando sobre beleza. Cinco anos depois, ele é visto como uma referência em sua profissão, realiza trabalhos em Nova York e senta na primeira fila na SP Fashion Week.

Posicione-se como um especialista, não importa sua área! Crie um blog e fale de sua especialidade, ministre oficinas técnicas relacionadas a sua profissão, escreva um artigo científico, realize uma pesquisa! Seja seu próprio relações públicas. Veja que o posicionamento profissional é o primeiro passo para ser visto como um especialista. Mas lembre-se:  para de fato ser um, é preciso muito suor, estudo e persistência.

PUBLICADO POR

Anthony Johann

Consultor de Marketing Digital em Passo Fundo - RS onde também é estudante de Comunicação Social (UPF - RS). Atualmente é Executivo de Estratégia e Negócios na Agência UpSide de Passo Fundo. Apaixonado pelo meio digital, é pesquisador de Web Analytics, GeoMarketing e Geolocalização, Redes Sociais, SEO, SEM e LSO.

Novidades e atualizações, direto em seu e-mail