Peter Field: Criatividade, eficiência e eficácia da Publicidade

Estive presente no Festival Mundial de Publicidade realizado em Gramado, entre os dias 10 e 12 de junho e escrevo aqui para compartilhar meus aprendizados por lá com vocês. Este ano o tema escolhido foi: “Ou você muda. Ou mudam você.

No segundo dia de painéis aconteceu a palestra de Peter Field, consultor de marketing que conseguiu fazer um link entre a criatividade, a eficiência e eficácia da Publicidade no Institute of Practitioners in Advertising. Segundo as pesquisas desenvolvidas por ele, principalmente através da avaliação de milhares de estudos de caso, foi possível identificar dois imperativos: sales activation (ativações de venda) e brand building (construção de marca).

peter

A primeira se refere a ações de curto prazo, que ativam a racionalidade dos consumidores e que, após 6 meses de duração, no máximo, perdem sua força rapidamente. A construção de marca, diferentemente, lida com o emocional das pessoas e decai vagarosamente. Peter a compara a degraus, pequenos, mas que devem ser vencidos, afinal, as pessoas precisam ter tempo para amar algo. Sendo assim, os efeitos da construção de marca podem ser percebidos apenas após 6 meses. Resumindo: trata-se de estratégias e apostas a curto e a longo prazo.

Para Peter, as duas devem ser utilizadas, mas com enfoque maior na construção de marca (60%) em detrimento às ativações de venda (40%), afinal, as primeiras aumentam os lucros e o market share da empresa.

Acredito que essas premissas são extremamente válidas, inclusive nas estratégias de Marketing Digital. Aqui estão os slides, apresentados no IPA Adaptathon em Londres, em 08 de julho de 2014, e também no Festival Mundial de Publicidade em Gramado:

[slideshare id=37233999&doc=3-140722061229-phpapp01]

Mais sobre 20º Festival Mundial de Publicidade de Gramado, em breve.

PUBLICADO POR

Anna Laura Neumann

Publicitária e Social Media, apaixonada por tudo o que envolve Comunicação, pessoas e relacionamento.

Novidades e atualizações, direto em seu e-mail