A pesquisa definitiva: Fotos rendem mais no Facebook

fb_type_likes_months

Mais uma vez trago aqui o trabalho de Dan Zarella, do Hubspot.

E mais uma vez estamos aqui para falar da popularidade de cada tipo de publicação no Facebook. Desta vez Zarella utilizou como base 11.4 milhões de post das 24.000 fan pages mais populares do Facebook – sim, são dados pra caramba. Os posts são de 3 anos e meio atrás até hoje, 2010 > 2014, mais especificamente.

Em seu blog ele demonstra como os posts contendo fotos sempre foram os mais populares, com uma média de likes sempre superior. Apenas no final de 2011 este formato teve uma média pior do que textos e vídeos (provavelmente por conta das várias mudanças do Facebook na época), mas que hoje reina absoluto, novamente.

Em segundo lugar vem os vídeos, que sempre disputaram este lugar com os textos, mas que agora começam a se tornar mais populares. Acredito que o crescimento dos vídeos dentro do Facebook seja, por várias razões, mas entre elas o fato de a rede social ter investido mais em sua plataforma de vídeos e também o recente fato de eles começarem sozinhos. Há muitas empresas postando vídeos de anúncios diretamente na plataforma do Facebook, ao invés de apenas compartilhar o link do Youtube/Vimeo.

Em terceiro e quarto estão, respecticamente, os textos e links, muito próximos. Apesar do crescimento recente, os links sempre foram os piores formatos para se conseguir interação.

PUBLICADO POR

Dennis Altermann

Fundador-Editor aqui no blog Midiatismo, trabalhando com marketing digital na DuPont Pioneer do Brasil. Entusiasta e estudioso nas áreas de comunicação, cultura, comportamento e tecnologias digitais.

Novidades e atualizações, direto em seu e-mail