Outros métodos de mensuração de ações online


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Já escutaram alguma vez termos como eficaz, eficácia, eficiência, efetivo em alguma entrega de resultados? O que cada termo desse significa?

Eficiência significa fazer bem feito, de maneira adequada (fazer certo a “coisa”), eficácia liga-se a resultados, ações específicas e corretas (fazer a “coisa” certa) e efetividade liga-se a obtenção dos objetivos globais (fazer a “coisa” que tem que ser feita).

Para o Marketing e a Comunicação, cada termo deste tem ligação com métricas, que são:

Eficiência – Aderência aos objetivos de comunicação da empresa, compatibilidade com os objetivos específicos da da ação previamente estabelecidos, qualidade do conteúdo da mensagem, qualidade da forma de apresentação, adequação dos meios utilizados, qualidade e adequação da execução, cumprimento das etapas e prazos, utilização correta dos recursos.

Eficácia – Quantidade de pessoas e públicos atingidos, adequação do público atingido, resultados de recall, medição dos “shares” of voice, of mind, of heart, of power, of market;  Avaliação e mensuração de moedas financeiras  e não financeiras, apuração dos índices econômicos e etc.

Efetividade – Índice de continuidade da ação e comparação de resultados ao longo do tempo, tempo de exposição, sinergia com outras ações e etc.

Ligando estes conceitos à mensuração de ações online, devemos antes de mais nada, entender os objetivos estratégicos globais do cliente ou empresa que trabalhamos, objetivos específicos da ação desejada e verificar onde eles se encaixam nestas métricas para então pensar no que pode ser feito, quais indicadores de performance usar e ter em mente que um resultado online pode estar diretamente ligado a um offline, não se restringindo somente a métricas como pageviews, RT, curtir e etc.

Nem todas as empresas entendem a entrega de resultados 100% online, pois não conseguem tangibilizar nem integrar com as metas gerais e acabam considerando somente resultados imediatos como aumento em vendas principalmente, muitas vezes desvalorizando todo trabalho de Marketing Digital Realizado.

Portanto, ao pensar em uma ação, foque nesses pontos que antes mesmo da execução, o cliente ou gestor da empresa que você trabalha, terá uma visão muito melhor do que será feito e terá expectativas reais sobre resultados.

Hoje temos boas fontes de estudo relacionadas a marketing digital (como o livro Marketing na Era Digital, da Martha Gabriel), mensuração (como o livro Retorno De Investimentos Em Comunicação – Avaliação E Mensuração, do Professor Mitsuru Yanaze e outros autores), comunicação integrada (como o livro Planejamento De Comunicação Integrada – Manual De Sobrevivência Para As Organizações Do Seculo XXI, da Luciene Ricciotti) que podem ajudar bastante.

PUBLICADO POR

Victor Baptista

Formado em Publicidade, Pós-graduado em Comunicação Integrada, atua como Analista de Marketing no Instituto Infnet e é responsável por todas as ações online da empresa. Além disso, é editor do blog Marketagem, que fala sobre Marketing e Propaganda, com conteúdos direcionados a estudantes e profissionais e tem pesquisado ativamente os temas "Gestão da Comunicação" e "Mensuração de resultados em Comunicação"

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