Os tipos e os envolvidos em uma publicidade online

Uma coisa que é bom ficar claro para quem está interessado em fazer publicidade online para divulgar seus produtos, ou até mesmo para quem quer ganhar um dinheiro com seu blog/site, é entender os envolvidos nesse processo.  Abaixo falarei de alguns tipos e os envolvidos em uma publicidade online. Usarei como exemplo uma empresa que vende softwares, a X-Softwares.

Links patrocinados

Nos links patrocinados temos:

  • As pessoas que anunciam, por exemplo: Empresa X-Softwares,
  • As que veiculam o anúncio, por exemplo: Blog Y-Vendas (parceiro do Google ou Yahoo);
  • A empresa que faz o intermédio desse negócio, por exemplo: Google (Adwords e Adsense)
  • E, por fim, o consumidor que poderá ser qualquer pessoa que está navegando na web e se interesse pelo anúncio.

Outra possibilidade seria os anúncios que aparecem quando fazemos uma pesquisa no Google, por exemplo, nesse caso, só teremos a empresa X-Softwares e o Google envolvido.

Portais
Os portais normalmente vendem um pacote para as empresas, assim, considerando que a venda ocorreu diretamente pelo setor comercial do portal nós teríamos como envolvidos a empresa X-Softwares, o portal Z-Notícias e o consumidor (possível cliente).

Sites e Blogs
Os sites e Blogs seguem a mesma lógica dos portais, tendo a empresa X-Softwares como anunciante, o site/blog como prestador do serviço e o consumidor.
Facebook
No caso do Facebook ocorre a mesma coisa, a empresa X-Softwares faz o investimento no próprio Facebook para veicular seus anúncios nessa rede social e uma pessoa que vê o anúncio e se interesse clica para saber mais informações.
Programa de afiliados
Nos programas de afiliados nós podemos ter quatro pessoas envolvidas, sendo elas:

  • Empresa X-Softwares como anunciante dos seus produtos ou da sua marca;
  • Os sites ou blogs que veiculam o anúncio (Publisher) – Exemplo: Blog Y-Vendas;
  • A empresa que faz o intermédio do negócio – Exemplo: Netaffiliation e Boo-Box
  • E, por fim, a pessoa que entra no Blog Y-Vendas e clica no anúncio feito pela empresa X-Softwares.

Nesse caso, não estamos considerando empresas que têm programa de afiliado próprio.

Então, resumidamente, nós temos como envolvidos em uma publicidade online:

O Anunciante – Pessoa que paga para difundir a sua empresa nos meios de comunicação que melhor lhe atenda.

O intermediário– Pessoa que intermediam os anúncios. Ex. Google Adwords, Netaffiliation, Boo-Box…

Meio de veiculação – Sites, blogs, Portais, Facebook, Orkut…

Consumidor – Que consome os anúncios clicando, visualizando ou efetuando ações desejadas pelo anunciante (compra, cadastro..)

Para cada caso podemos ter uma situação, mas, nos casos de links patrocinados e programa de afiliados notamos que tem ainda a pessoa do site ou blog. Essa poderá ser uma opção para uma pessoa que tenha interesse em ganhar dinheiro com seu blog possa inserir publicidade, negociadas por terceiros, sem ter o esforço de buscar empresas para comprar espaços publicitários em seu site.

PUBLICADO POR

Ricardo Euclydes Nazar

Fundador do Blog Cia do Marketing. Formado em Adminsitração pela Universidade Federal de Viçosa e em Ciências contábeis já atuou prestando consultorias para empresas no Estado do Amazonas e ministrando cursos em diversas áreas, há alguns anos atua como Gerente de Marketing e Vendas em uma empresa de TI do parque tecnológico de Viçosa-MG.

Novidades e atualizações, direto em seu e-mail