Os Prós e Contras do “Tryvertising”.

Em se tratando de mercado e de consumo, nós poderíamos abordar as mais diversas teorias comunicacionais e estratégias mercadológicas para “granjear” um número elevado de clientes a consumir seus produtos. Quando nós falamos do ::tag(“marketing”,”Marketing”):: (algo do qual costumo dizer que é igual ao universo, não se retrai, só se expande) entramos num novo conceito de ::tag(“marketing”,”marketing”):: de consumo: O Tryvertising.

A palavra vem do inglês: Try (experimente) e Advertising (::tag(“publicidade”,”publicidade”)::). Em outras palavras: “teste e pague”. É uma idéia completamente inovadora no mercado no qual determinada loja distribui seus produtos (amostras grátis) para que seu público dê uma olhada, experimente e leve. Legal, não é?

Clube amostra Grátis no Brasil

Clube Amostra Grátis, 1º loja no Brasil

Fruto muito mais de uma necessidade que as empresas têm de conhecer o seu público do que uma iniciativa de negócio, as empresas precisam passar agora mais tempo buscando entender o seu consumidor. Ele hoje vive nas redes sociais, acessa o celular, fala bem ou mal de seu atendimento, é o MELHOR MARKETEIRO de sua marca. Pois é preciso ter em mente que não basta uma boa propaganda, o que vende muito mais também é o que seu consumidor vai falar para o seu amigo, e por ai adiante, ou o que nós também conhecemos como: Marketing Viral.

Voltando ao Tryvertising, as empresas, entendendo a forma como se comporta o consumidor, resolveram dispor da seguinte iniciativa: Que tal, transformar aqueles clientes que viram, entrou e gostaram da loja em agentes divulgadores da marca? Pois é basicamente isso que acontece. Nessas lojas, os clientes respondem um questionário e entram no banco de dados da empresa. Eles pagam uma espécie de mensalidade ou pagam quantias módicas para levarem seus produtos (uma média de três a cinco itens) passam um período que vale em média de uma semana e depois retornam a loja comprando ou não o produto, uma loja no país que iniciou esse modelo de negócio é o Clube Amostra Grátis em São Paulo.

Mas apesar dessa idéia inovadora, resolvi aqui dispor de alguns Prós e Contras dessa iniciativa:

Prós do Tryvertising.

  • > Consumidor é agente da Loja, realiza a propaganda tanto em meios digitais quanto fisicamente, se sobressaem diversas formas de marketing como o viral e o digital
  • > O consumidor tem a oportunidade de experimentar o conteúdo, fazendo com que ele mesmo indique se determinado produto é bom, dando informações cruciais para as empresas e o fabricante
  • > A empresa percebe que o consumidor agora dita a forma como ele quer consumir os seus produtos, entendendo o seu consumidor ela se situa a frente da concorrência.

Contras do Tryvertising:

  • > Não é possível transformar todos os produtos passíveis de compra num “experimente e leve” alimentos em geral são um desses exemplos.
  • > A empresa precisa manter um rígido controle de sua carta de clientes, o monitoramento constante de seus consumidores não garante a ela só um controle de receita, mas também sua participação e interesse deles em compras futuras
  • > É difícil prever o comportamento do consumidor. Em geral, as empresas precisam tomar cuidado com os consumidores compulsivos que podem adquirir os produtos e depois não agirem honestamente com a devolução deles.

Essas são só simples razões que podem contribuir para o sucesso ou fracasso das empresas que adotam o tryvertising como modelo de negócio. Não quer dizer que sejam criteriosamente seguidos. Mas uma coisa é certa. Ou as empresas entendem o que ocorre dentro dos meios de tecnologia da Informação e da Comunicação, ou perdem a chance de navegar com seu cliente.

Links Relacionados:

Tryvertising – Blog Chris Nello

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O novo Consumidor desafia as empresas.

PUBLICADO POR

Rafael Gomes

Jornalista, Formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Sergipe e estudante de Direito pela Unit.. é Pesquisador na área de Redes Sociais, Mídia Sonora e Novas Tecnologias, colaborador do site da United Press International University (UPIU) e do Midiatismo, Possui um Blog específico na área de Rádio e Novas Tecnologias.

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