Os novos widgets do Twitter

Esta semana o Twitter anunciou os seus novos modelos de widgets. Além do formato, outra novidade é a forma como você os cria. Mais simples, mais fácil de gerenciar.

Assim como antes,  você pode criar um widget com o seu perfil, mostrando os seus últimos tweets. Mas você pode também criar outros formatos, como o “Favoritos“, “Listas” e “Buscas“.

Para criar um widget, basta acessar a página https://twitter.com/settings/widgets e escolher entre as opções.

Exemplo da tela de widgets já criados.
Clique para ampliar.

Esta ferramenta tem diversas utilidades, vamos conhecer algumas delas.

Widget de Perfil / Linha do Tempo

A “linha do tempo”, onde você escolhe um perfil para mostrar os seus últimos tweets. Este formato é ideal para o seu site pessoal ou, em alguns casos, o da sua empresa/marca.


Widget de Busca

Este é um dos widgets mais interessantes do Twitter. Nele você pode colocar alguma palavra-chave ou termo para criar um widget que faz automaticamente a busca por ele. Você pode usar este formato para mostrar o que as pessoas estão falando sobre a sua marca ou mesmo para fazer a cobertura de determinado evento, colocando na busca a #hashtag oficial.


As listas pré-definidas

Você também pode criar um widget para uma lista que esteja usando ou tenha criado anteriormente. Apesar de pouco usado, o recursos de lista é muito interessante para você separar pessoas que gosta de acompanhar apenas em determinados momentos. Você pode usar este widget em uma página de funcionários (ou equipes) ou um widget com os tweets de todos os perfis de sua empresa. Neste exemplo usei a lista com blogs que falam sobre Mídias Sociais.


A aba de tweets favoritados

Outra opção interessante é a aba de “favoritos”. Apesar de não ser um recurso muito conhecido, é muito interessante, principalmente para quem trabalhar na área de curadoria. Eu utilizo bastante para marcar alguns tweets que quero ler depois ou quero ler em outra ferramenta, como o Pocket.


PUBLICADO POR

Dennis Altermann

Fundador-Editor aqui no blog Midiatismo, trabalhando com marketing digital na DuPont Pioneer do Brasil. Entusiasta e estudioso nas áreas de comunicação, cultura, comportamento e tecnologias digitais.

Novidades e atualizações, direto em seu e-mail