Os 20% de Texto nos Anúncios Gráficos do Facebook

Se você já teve um anúncio do Facebook reprovado no Facebook Ads provavelmente deve conhecer a regra dos “20% de Texto“, utilizada pela rede social para limitar a quantidade de texto que um anúncio de imagem pode ter dentro da rede social.

Não há uma razão clara de porque os anúncios de imagem do Facebook não podem ter mais que 20% de texto. O máximo que a rede social fala é que seria para proteger a qualidade dos anúncios, de alguma forma – talvez não queira anúncios apelativos demais. Se a publicação não é paga, não tem problema, pode usar quanto texto quiser na imagem, inclusive anúncios all-type (famoso formato que usa apenas texto e formas em sua direção de arte).

E antes que alguém se confunda, vamos deixar claro que os 20% de texto nos anúncios são referentes ao texto dentro da imagem, que não tem relação nenhuma com o texto ou título que acompanha o anúncio. O título e descrição tem suas próprias limitações. Também é importante lembrar que caso se trate de uma embalagem, o texto disponível no produto não deve contar.

Para identificar se você passou de 20% de texto na imagem, o Facebook passa o seu anúncio por uma grade (por isso chamam de ferramenta de grade) onde divide a sua imagem em 25 blocos (5 de altura e 5 de largura). Cada quadrado desses representa 4% do total da área, por isso o seu texto e logo podem ocupar até 5 quadrados (5 quadrados vezes 4% é igual a 20% do total).

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Mas como eu vou saber?

O Facebook oferece a ferramenta de grid tool (ferramenta de grade). Basta acessar este link e fazer upload da imagem que você pretende usar.

Após fazer o envio da imagem, a ferramenta irá colocar a grade em cima da sua imagem. Agora você pode observar que existem blocos em cima da sua imagem, clique em todos que contenham um algum texto ou logo, ele irá marcar de vermelho e ao lado mostrar quanto em porcentagem da imagem você está ocupando com textos, como mostra o exemplo com este anúncio antigo da Coca-Cola.

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Como você pode perceber, graças ao uso do logo na parte inferior da imagem, o anúncio passa de 20% de texto dentro da imagem.

Está ferramenta também serve para os anúncios dentro do Instagram!

O que pode e o que não pode

Além da regra dos blocos, existem algumas pequenas observações um pouco mais claro como o sistema funciona.

O que é permitido na política de 20% de texto:

  • Fotos de produtos que contenham texto na própria embalagem;
  • Fotos de produtos em situações reais ou com plano de fundo;

O que não é permitido na política de 20% de texto:

  • Imagens que sejam apenas o logo ou um texto ampliado (Como uma imagem apenas com o logo da empresa, por exemplo);
  • Imagens que contenham texto dentro do produto de forma que esteja posicionado especificamente para o anúncio (por exemplo, um produto onde o rótulo é uma tentativa de mostrar uma mensagem além dos 20%);

E claro que a imagem deve respeitar todas as regras de uso de imagem da rede social, como anúncios de sexualidade excessivos, imagens que parecem botões ou imagens violentas, como define as políticas de uso de imagens para anúncios.

Infelizmente a ferramenta não é precisa

Infelizmente a ferramenta é automatizada e algumas vezes acaba deixando passar alguns anúncios com mais de 20% e/ou reprova anúncios que estavam dentro das regras. Veja o exemplo abaixo, dois anúncios iguais, apenas com cores diferentes.

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Um deles foi reprovado. Pelo menos é isso que conta Jon Loomer em uma pesquisa informal que ele realizou para o seu blog. Ele fez ambos anúncios, apenas trocando as cores, e os envio para uso. O resultado? O cinza foi aprovado e o laranja reprovado.

Meu anúncio foi reprovado e eu não sei porquê!

Mesmo seguindo todas as dicas acima, caso o seu anúncio ainda seja reprovado, você pode entrar em contato diretamente com o Facebook através deste formulário aqui e questionar o motivo de reprovação do seu material publicitário.

PUBLICADO POR

Dennis Altermann

Fundador-Editor aqui no blog Midiatismo, trabalhando com marketing digital na DuPont Pioneer do Brasil. Entusiasta e estudioso nas áreas de comunicação, cultura, comportamento e tecnologias digitais.

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