Orkut fica para trás. Mas o que mudou?

Surgiram rumores durante estes dias de que o Facebook havia ultrapassado o Orkut no número de usuários. No próprio Midiatismo foi publicado um artigo falando sobre esta crescente da rede social de Mark ZurckerbergFacebook assume posto de maior Rede Social no Brasil – mas na ocasião o Ibope não confirmou, agora o Ibope confira os dados – Facebook supera Orkut no país, confirma Ibope – publicado pela Info Abril.

Agora a pergunta que muitos podem estar se fazendo.

 

O que muda na utilização dos internautas com esta mudança de preferencia?

Acredito que não ira mudar muita coisa, muitas pessoas ainda utilizam o Facebook da mesma forma que utilizavam o Orkut, ou seja, para conversar com os amigos, fazer comentários na publicação dos mesmos, colocar suas fotos, ou para encontrar aquela pessoa que você não via há algum tempo, e por ai vai.

Uma das diferenças mais prováveis será na forma com que as empresas conseguirão “aparecer” para seus “futuros clientes”, pois o Facebook conseguiu criar um método de publicidade eficaz, os anúncios ficam bem posicionados, e são apresentados na pagina enquanto você navega pela rede social, além disto, os anúncios raramente poluem a aparência da rede social, e por isso acabam “induzindo” seus usuários a clicarem nos anúncios ali dispostos.

 

Usuários mudaram a preferencia, mas irão mudar o habito de utilização?

Como dito acima muitos usuários ainda utilizam o Facebook da mesma forma que utilizavam o Orkut, e acredito que isto ainda ira durar algum tempo.

Como sabemos o Brasileiro foi um dos últimos a tornar o Facebook à rede social preferida em seu próprio território, seguindo “contra a maré” os brasileiros mantinham o Orkut na primeira posição, e por este principal motivo, acredito que os internautas continuarão a utilizar o Facebook quase que da mesma forma em que utilizavam o Orkut.

Eles ainda irão se acostumar com o método de utilização disponível no Facebook, como muitos que já frequentam a rede social há algum tempo sabem que a mesma disponibiliza acompanhar a sua marca preferida, os programas de TV que você mais gosta, o artista que mais lhe agrada, assim como acompanhar os canais de noticias, onde é publicado informações diariamente sobre produtos, apresentações, novidades, noticias, entre outros.

Pode ser que eu esteja errado em acreditar que o método de utilização proporcionado pelo Facebook demore a ser adotado pelos internautas brasileiros, mas muitos ainda terão que se acostumar com este método, que é tão bem disposto na rede social.

Então o que poderemos ver neste momento é uma adaptação de “cenário” por parte dos internautas, eles ainda irão se acostumar com as novas ferramentas, aplicativos, e funcionalidade, e muitos manterão o método de utilização baseado no Orkut, que está muito “vivo” em suas mentes.

E você acredita que as pessoas continuarão a utilizar o Facebook da mesma forma que utilizavam o Orkut? Ou acredita que elas passaram a interagir com suas marcas favoritas, artistas, programas de TV, entre outros, com certa facilidade e rapidez?

Fonte: http://info.abril.com.br/noticias/internet/facebook-supera-orkut-no-pais-confirma-ibope-10092011-4.shl

Abraço e até a próxima.

PUBLICADO POR

Thiago Batista

Estudante de Gestão de Tecnologia da Informação através da Unisul virtual de SC. Trabalha na WRA Gestão em TI de Maringá. Amante de Tecnologia e um Eterno Aprendiz.

Novidades e atualizações, direto em seu e-mail