Orkut ainda está na frente do Facebook (sim, mais uma pesquisa sobre o assunto)

2011 com certeza foi o ano do Facebook vs Orkut. Dezenas de pesquisas pipocavam todo mês tentando mostrar quem era a principal rede social em terras tupiniquins. Mark Zuckerberg ou Google, quem está realmente dominando o ‘mercado’?

Uma pesquisa realizada pela Experian Hitwise, amplamente divulgada na mídia online nesta semana, mostrou que o Orkut ainda tem 35,4% do mercado contra ‘apenas’ 29,8% por parte do Facebook. Apesar da diferença, é importante ressaltar que o Orkut apresentou uma queda e já o Facebook vem em um crescimento desenfreado.

Orkutização do Facebook, Orkutização do Tumblr, Orkutização de tudo. Querendo você ou não, todos os dias chegam novos internautas brasileiros na web, alguns vão para o Orkut e vários outros se espalham por aí, “orkutizando”, como muitos gostam de dizer, tudo o que aparece pela frente.

Segundo a pesquisa, o Orkut deve perder o seu posto de líder (se é que já não perdeu) ainda no começo de 2012. Mas isso realmente importa? Eu acho que um pouco sim, mas muito pouco mesmo. O importante é saber onde o seu público está, não se a rede que ele pertence é maior ou menor do que as outras.

Vivendo em uma época onde se fala tanto em “segmentação”, brigar para ver quem é a maior rede social é até meio idiota.

Mais informações no site do Terra.

PUBLICADO POR

Dennis Altermann

Fundador-Editor aqui no blog Midiatismo, trabalhando com marketing digital na DuPont Pioneer do Brasil. Entusiasta e estudioso nas áreas de comunicação, cultura, comportamento e tecnologias digitais.

Novidades e atualizações, direto em seu e-mail