Opinião: Possível crescimento do Google+.

Este texto não apresenta necessariamente a opinião do Midiatismo sobre o assunto.

Em diversos locais é possível ler matérias falando que o Google+ é apenas mais um serviço (rede social), e que não tem nada de diferente dos serviços já existentes como Facebook e Twitter, ou seja, dizem que ele não possui nada que possa impressionar e que o faça emplacar no “mundo social”.

Para mim enganam-se estas pessoas, o Google sempre travou “guerras digitais”, com Microsoft, Apple e com o próprio Facebook, agora está comprando “briga” com o Twitter, Foursquare, Skype (que já é da Microsoft), e mais alguns serviços.

Vale ressaltar que o Google sempre teve estes “desentendimentos”, pois diferente de outras empresas o Google raramente consegue fazer parcerias ou comprar aplicativos e serviços já consagrados, como é o caso da parceria entre Facebook + Microsoft, compra do Skype pela Microsoft e assim por diante.

Obs.: Neste caso de compra e parcerias, acredito que seja uma “falha” de negociação da empresa, pois raramente eles conseguem vencer estas compras e parcerias quando estas estão sendo disputadas por outras empresas de grande porte.Logo do Google+ (Google Plus)

Acredito que o Google+ tem muito para crescer, está é apenas a primeira versão, e assim como quase todos os serviços Web e tecnológico as primeiras versões possuem problemas e bugs e principalmente coisas a melhorar, mas o Google+ vem apresentando menos problemas do que o “normal” apresentado em serviços recém-lançado ainda mais se tratando da quantidade de usuário logo em seu inicio.

Que o Google+ não é nada muito além de ferramentas existentes, disto não tenho duvida, mas como já dito por se tratar de sua primeira versão creio que o potencial de crescimento ainda seja muito alto.

Integração.

Estamos falando da empresa que domina um vasto número de serviços web, não estou falando especificamente em quantidade de usuários, mas sim em qualidade, funcionalidade e assim por diante, exatamente por isto que considero um grande potencial de crescimento do Google+.

A integração com os demais serviços sem duvida será tratado com prioridade pela empresa, por ser tratado como o tal “diferencial” por parte dos usuários que estão “testando” o novo serviço. Está integração é um diferencial muito bom se for bem tratado e implantado pelo Google.

Imaginem a interação com todos os serviços, Google Reader, Gmail, Google Docs, Google Maps, Google Music, Google Imagens, +1, entre outros tantos que seria difícil de lembrar todos. Seria fantástico poder realizar suas atividades, ler suas noticias, ouvir sua musica em apenas um local, e com uma possível “divulgação” do que se está fazendo para seus amigos, poderia ser bem recebido por boa parte dos usuários, desde que está publicação seja controlada e não se torne um grande Spam.

Obs.: Assim como já li em diversos locais e não sendo necessariamente sobre o Google, esta integração toda poderia gerar um monopólio de informação para uma única empresa, mas neste artigo não quero abordar este tema, que seria muito mais complicado de se analisar, pelas mais diversificadas opiniões.

Conclusão

Em minha opinião julgo que o Google+ possui um grande campo de atuação por abordar diversos serviços e politicas logo de inicio, a começar pela segurança com os Círculos onde se pode ter maior segurança sobre quem poderá ter acesso as informações publicados por você, algumas integrações logo de inicio como o Google Latitude, “barra de ferramentas” do Google de modo geral onde se mostra as ultimas interações com seus posts publicados, e mesmo que não seja necessariamente o Google Noticias o Sparks possui algo muito semelhante, assim sendo podemos ver um vasto campo de atuação.

O Google+ para mim já chega forte, além de o Google ter estudado bem seus concorrentes ele soube explorar algumas falhas dos mesmos, como segurança que ainda não é lá estas coisas no Facebook, aplicativo para Mobile e este a maioria das redes sociais pecam muito, entre outros pequenos detalhes que podem fazer a diferença.

Migração em “massa” ainda é praticamente impossível, mas se o Facebook não se cuidar e mostrar melhorias constantes pode abrir uma brecha para que estes usuários deem uma chance ao Google+, além do Facebook empresas como Skype e Foursquare também devem mostrar muito mais agora, que seus serviços possuem um bom diferencial a ponto de não deixar seus usuários a cogitarem a migração entre serviços.

Assim como dito no titulo, este texto é uma opinião minha, onde pode haver quem discorde ou concorde, ao analisar algumas opiniões está foi minha conclusão, se você possui outra opinião sobre o tema, deixe seu comentário, e ajude a melhorar o conteúdo do artigo.

Abraço e até mais.

 

PUBLICADO POR

Thiago Batista

Estudante de Gestão de Tecnologia da Informação através da Unisul virtual de SC. Trabalha na WRA Gestão em TI de Maringá. Amante de Tecnologia e um Eterno Aprendiz.

Novidades e atualizações, direto em seu e-mail