O que preciso estudar para trabalhar com marketing digital?

Desde que comecei o blog, nos longínquos tempos do começo de 2010, uma dúvida que sempre surgiu por parte dos leitores é: “Eu quero trabalhar com marketing digital. O que eu devo estudar?“. Fizemos alguns textos relacionados a isso, tentando mostrar que para se trabalhar com marketing digital você vai precisar de conhecimento em muitas áreas, e claro, na área de marketing.

Eu, por exemplo, sou estudante de publicidade e propaganda, assim como muitos profissionais da área de marketing digital. Mas existem pessoas de todas as áreas, principalmente profissionais de marketing que investem na área digital. Pois lembre-se, marketing digital é um pedaço do marketing “tradicional”, não é uma “nova área”.

Apesar de existir diversas novas teorias e tentativas de criar uma “nova fórmula”, o marketing (seja ele digital, viral, tradicional, online, etc) ainda é sustentado  nos 4Ps, cunhado por Jerome McCarthy nos anos 60. Por mais que as ferramentas se alterem, o marketing ainda vai depender destes 4 pilares básicos. Produto, Preço, Promoção e Praça. Ou seja, “o que estamos vendendo”, “por quanto vamos vender”, “como vamos promover a venda” e “onde vamos vender”.

Para conhecer mais sobre a área e poder aplicar ao seu trabalho, há cursos de comunicação e marketing em diversas universidades, faculdades e inclusive em instituições de ensino a distância. Existe, por exemplo, a EducaEdu Brasil, que tem diversos cursos de MBA em Marketing.

Se você quer trabalhar na área, recomendo estudar muito. Faça cursos, leia blogs, siga pessoas da área no Twitter e Facebook, leia livros e participe de grupos de discussão. A formação em algumas das áreas citadas acima é uma ótima oportunidade para você construir uma base de conhecimento mais sólida. Com esta base, geralmente adquirida nas universidades e faculdades, você poderá aproveitar muito mais dos cursos e leituras que fizer posteriormente.

Este é um Publieditorial patrocinado, trazido a você por Educa Edu Brasil.

PUBLICADO POR

O Administrador

a pessoa responsável por manter o blog em ordem, arrumar os problemas e trazer as novidades.

Novidades e atualizações, direto em seu e-mail