Ícone do site

O que fazer com uma página que usa a sua marca de forma não oficial?

trademark-infringment-facebook-fan-page-form
A popularidade do Facebook no Brasil tem trazido um problema muito complicado para as empresas , como gerenciar o uso não oficial de sua marca? Um problema que já atingiu muitas marcas grandes, hoje também atinge empresas menores.
O problema das páginas usando o nome de sua marca de forma não oficial são comuns hoje em dia e causam muitas dúvidas em quem representa oficialmente aquela marca. Caso você encontre alguém usando alguma de suas marcas em uma página do Facebook, o que fazer?
Existem basicamente três caminhos possíveis em um caso desses, pretendo explorar melhor cada um deles nos próximos parágrafos.

Como conseguir acesso de administrador de uma fan page alheia

Posso lhe adiantar que não há uma forma de conseguir acesso a uma conta através da força, ou seja, entrando em contato com o Facebook ou coisa parecida. Mesmo que você prove ser o detentor dos direitos autorais de uma marca, você não pode “tomar conta” de uma fan page de outra pessoa, portanto, a melhor forma de você conseguir acesso ao administrador da página é entrando em contato com o dono daquela página.
A ideia de entrar em contato é conversar com quem fez aquela página e explicar porque você gostaria de ter controle daquela página. Isso pode ser feito de várias formas, mas eu recomendo uma conversa sincera de forma que torne tudo mais fácil. Caso a pessoa não colabore e você também não tenha interesse em hackear o computador dela – o que seria crime, você pode partir para o próximo item da lista.
Caso você consiga acesso ao administrador da fan page, poderá tentar uni-lá com uma página já existente, como explicamos neste outro post.

Como solicitar a remoção de uma página que usa indevidamente a sua marca

A atitude mais extrema nesta situação é pedir que o Facebook remova a página. Felizmente isso é possível e infelizmente as vezes vai ser a única maneira de resolver o problema.
Para conseguir remover a página, você pode denunciar e pedir que outras pessoas denunciem a página por uso indevido de uma marca ou você pode entrar em contato com o Facebook através deste formulário, onde você deve ler atentamente as instruções e enviar a solicitação de remoção. Caso você entre em contato através do formulário, você provavelmente vai precisar do número de registro da marca e toda esta documentação, então prepare-se.
Caso você não tenha uma marca registrada, mas já utiliza aquela marca, você pode tentar usar o mesmo formulário, mas infelizmente não é possível garantir que irá dar certo.
Você pode ler mais sobre marcas registradas e uso indevido de propriedade privada nesta página do Facebook.
Se o Facebook não ajudar e você tiver o registro da marca em mãos, poderá ir atrás de um advogado e buscar os direitos legais de sua marca.

Foto por Shutterstock

Conversar, aceitar e continuar a vida – mas sempre monitorando

A outra possibilidade que sobra, caso você não consiga acesso a administração da página e nem pode (ou quer) que ela seja deletada, você pode simplesmente aceitar a existência daquela comunidade de pessoas e acompanhar de fora, interagindo quando possível.
Para este caso, é importante entrar em contato com os administradores da página e tentar interagir de alguma forma oficial e solicitar que os administradores da página deixem claro que apesar de aquela página ser sobre a empresa, ela não é uma presença oficial e nem deve ser encarada como tal.
Neste caso, é fundamental que você faça um monitoramento continuo para ter certeza que aquela página não está danificando a imagem de sua marca.

Sair da versão mobile