O que é o PRISM e por que tanta polêmica?

Caso você não tenha ficado sabendo ou se importado, os últimos dias tem sido muito conturbados para o governo americano e as principais empresas de tecnologia daquele país. O jornal Washington Post teria conseguido acesso a slides que apresentam o programa Prism (Prisma, em português), um programa da NSA (Órgão de Segurança Nacional) e FBI (Escritório Federal de Investigações) para ter acesso a dados de serviços da internet e tecnologia e também a telefones.

Este projeto seria utilizado para monitorar todas as atividades de americanos dentro da internet e do telefone. Sim todas as grandes empresas americanas de internet e telefonia estariam sendo monitoradas, entre elas, Google, Facebook, Microsoft, Apple e tantos outros que você pode imaginar. Todos negam envolvimento neste programa, portanto fica difícil saber até onde eles estão tendo acesso as informações e até onde o programa realmente existe.

Um dos slides que teriam sido vazadas pelo Washington Post

Um dos slides que teriam sido vazadas pelo Washington Post

A notícia parece ser ainda mais tensa, já que o jornal britânico The Guardian afirmou que o GCHQ (equivalente inglês ao NSA) também estaria monitorando serviços online e telefonemas dos cidadãos ingleses da mesma forma que o programa Prism estaria fazendo nos Estados Unidos.

Não é muito difícil de imaginar que isto realmente exista, já que vimos projetos de Lei semelhante sendo aprovados – ou pelo menos quase – nos EUA. Temos que ficar atentos, pois mais informações sobre isto devem surgir nos próximos dias e semanas.

Você pode conferir a matéria completa do Washington Post neste link.

PUBLICADO POR

Dennis Altermann

Fundador-Editor aqui no blog Midiatismo, trabalhando com marketing digital na DuPont Pioneer do Brasil. Entusiasta e estudioso nas áreas de comunicação, cultura, comportamento e tecnologias digitais.

Novidades e atualizações, direto em seu e-mail