O que aconteceu no Share Social Media 2014.

Pedro Ivo

Fotos de Débora Quirino Martins

A edição do Share Social Media deste ano, promovida pelo Papo de Marketeiros, aconteceu na ESPM de Porto Alegre no dia 22 de março. A manhã começou com a palestra da planner Dani Rodrigues. Ela falou sobre a importância do planejamento para campanhas em Redes Sociais, utilizando a história do Pequeno Príncipe para ressaltar: o Marketing é história. E foi contando uma história que ela apresentou os principais requisitos para trabalhar como planner: entender o cliente, falar sua língua, mostrar números que comprovam a eficácia das ações, lidar com crises, desconfiar do óbvio, ter timing, usar a tecnologia a seu favor, comprometendo-se com a entrega de resultados. Cada parte do planejamento acaba sendo um capítulo, que não pode ser deixado de lado. Primeiro é preciso buscar informações, pesquisar e realizar o briefing. Depois, lapidar os insights, e por fim, transformar as ideias em negócios. Sempre lembrando que os personagens, o público, não são uma simples manada: eles precisam ser conquistados. Afinal, segundo a Dani, nas Redes Sociais “tu tornas responsável por aquilo que ATIVA”.

André Armenni conversou, de forma muito descontraída, sobre o relacionamento que deve existir no meio on-line, principalmente em Lojas Virtuais. Segundo ele, é preciso receber o cliente sem estressá-lo com muitas perguntas, oferecendo e informando sobre seus produtos, de forma clara a verdadeira, para que assim ele se sinta completamente à vontade para desenvolver um relacionamento duradouro com a empresa. Defensor do e-mail marketing, André ressalta que é possível utilizá-lo com inteligência e criatividade, para otimizar o relacionamento com os públicos.

O terceiro palestrante do dia, Gabriel Ishida, abordou os insights que os monitoramentos podem oferecer às campanhas em Redes Sociais. Segundo ele, associando o que as pessoas estão falando sobre a marca, com a netnografia aliada ao mundo off-line e a avaliação de postagens negativas, é possível enxergar grandes oportunidades e ameaças às marcas.
Para sacudir o Share Social Media, Ricardo Cappra chegou para apresentar os robôs e softwares que, segundo ele, já estão substituindo as tarefas humanas. A partir de vários exemplos ele mostrou a todos os participantes do Share Social Media que a única vantagem que ainda possuímos em relação às máquinas é a inteligência emocional, pois o restante: escrita criativa de textos, planejamento de mídia, criação de imagens, entre outros, já pode ser feito por robôs. Deixou o conselho: “abandonem os processos mecânicos e automáticos, pois já existe uma máquina que faz isso melhor do que vocês fazem.”

Deixando as tecnologias de lado e abordando aspectos mais sociológicos, o palestrante Pedro Ivo Rochedo mostrou as relações entre as pessoas, que não são apenas números, mesmo nas Redes Sociais. Ao contrário: é nesse meio que elas formam comunidades com inúmeras unidades, que se conectam e relacionam entre si facilmente. É possível, segundo ele, avaliar a homofilia da rede (as relações entre iguais), a proximidade que liga essas pessoas, a criação e decadência de conexões, entre outros. E são os grafos que sintetizam tudo isso para a análise do olhar humano.

Mas como o relacionamento entre pessoas nunca é linear e tranquilo, Israel Degasperi trouxe outro assunto relevante: como lidar com crises nas Redes Sociais? Para ele é essencial, em primeiro lugar, que a marca seja sociável no atendimento. Após, o planejamento precisa traçar uma verdadeira estratégia de guerra, definindo quais são as restrições, como lidar com o troll dos usuários, e quando esses citam a concorrência, a linguagem utilizada, as leis e regras que devem ser seguidas, o que é conteúdo impróprio, como evitar spams, entre outros. Em sua metodologia de trabalho ele costuma dividir cada acontecimento em diferentes cores, que sinalizam a gravidade da situação, entre um consumidor que só quer uma informação e outro que está ofendendo outras pessoas, por exemplo.


Fotos de Débora Quirino Martins

Para finalizar o dia de palestras, Ian Black iniciou a sua com um tema polêmico: a diminuição do alcance orgânico das publicações no Facebook. Segundo ele, não tem jeito: é preciso investir em anúncios pagos. Além disso, entre outras dicas, ele citou a linguagem: tentar não falar como publicidade é importante, pois isso soa de forma negativa ao público. Que é preciso tratar o conteúdo publicado pelas marcas como um objeto social, ou seja, criar algo que faça as pessoas interagirem, que crie interesse. Criar a Brand Persona da marca: seu idioma, imagem, conceito; e os Modboards da mesma, com os assuntos e códigos visuais que são utilizados nas diferentes campanhas. E dividir o conteúdo em 70% de baixo risco, o famoso “arroz com feijão”, 20% de médio risco e 10% de alto risco, de forma experimental.

Enfim, o Share Social Media 2014 acabou assim: com a sensação de que compartilhar conteúdos, dúvidas e ideias, entre diferentes profissionais e estudantes da área, deixa o cotidiano dos profissionais que lidam com relacionamentos na web, mais aperfeiçoado. Em breve o evento se repetirá em outras cidades. Acompanhe as novidades no www.papodemarketeiros.com.br/.

PALESTRANTES:

Dani Rodrigues – Trabalha em agência de comunicação há 10 anos, como gerente de projeto, planner e coordenadora – atendendo clientes como Netshoes, Chivas, Docol, TIC TAC, Accor Hotels, Bombril, Itaú, Estadão e Fundação Dom Cabral. Atualmente é Coordenadora de Social Media na Pong Dynasty (Flag), atendendo Turner (canal Cartoon, Warner, TNT, TBS, TCM, Space Boomerang, Flashland, truTV e CNN Internacional) e é professora de entidades como Faculdade Cásper Líbero, FAAP, UniToledo e Senac São José dos Campos. Também é pesquisadora e mestranda em comunicação digital da ECA/USP.

André Armenni – Especialista em eCRM, com vasta experiência no varejo online. Apaixonado por inovação, autodidata nato e faminto por informação. Todo o foco do seu trabalho é voltado para Relacionamento Digital com o Cliente, através de campanhas cross-channel, englobando e-mail, sms, redes de display e social media. Já trabalhou com grandes e-commerces, dentre eles Marisa, Chilli Beans, Shoebiz, Electrolux, Etna, Tiara Bolsas e Sidlar, e mais recentemente Colombo e Telhanorte.

Gabriel Ishida – É formado em Midialogia na Unicamp e especialista em inteligência de mercado pela Anhembi Morumbi. Atualmente é analista senior em Social Intelligence na dp6, tendo atendido marcas como Coca-Cola Company, Itaú, Philips e Visa. Também é membro ativo no comitê de Social Media da IAB Brasil, criador do blog Midializado e co-criador do projeto Atlas Media Lab.

Ricardo Cappra – Consultor internacional de estratégia digital e cientista de dados, já ajudou marcas como Obama, FC Barcelona, Blackberry, Microsoft, entre outras. CPO na Flag. Vice-presidente da Associação Internacional de Investigadores em Branding. Professor de MBA/Pós-graduação das disciplinas: Comunicação Estratégica, Design Strategy, Brand Research e E-branding em instituições brasileiras (FGV,FDC,…) e internacionais (UMayor-Chile, Alicante-Espanha,…). Palestrante internacional de temas relacionados a Estratégia, Branding e Mídias Sociais.

Pedro Ivo Rochedo – É data scientist na Movimento Comunicação, agência do grupo FLAG/Interpublic. Atualmente atende as contas de Coca-Cola, Oi e Bodytech e é responsável pela área local de P. Graduado em Direito (PUC-Rio), advogado, mestre e doutor em Administração (Coppead/UFRJ), foi pesquisador do instituto Coppead entre 2007 e 2013. Nos últimos anos, desenvolveu pesquisas nas áreas de Marketing Digital, Mídias Sociais e Análise de Redes Sociais, com publicações em congressos e revistas nacionais da área. Foi docente da graduação da UFRJ (2009-2013), em cursos de pós-graduação de diversas universidades e palestrante sobre Marketing Digital em eventos do mercado.

Israel Degasperi – Trabalha com Mídias Sociais desde 2008. Já atendeu grandes clientes, como a construtoraTecnisa, marca de óculos Evoke Eyewear e o e-commerce Walmart Brasil. Atualmente é analista de marketing digital no portal imobiliário VivaReal. Também é professor, palestrante e coordenador do FightCamp de Mídias Sociais na escola Internet Innovation.

Ian Vegas – Produzindo conteúdo digital independente há mais de 13 anos e atuando na área de comunicação desde 2007, Ian passou pelas agências Riot, LiveAD e Wunderman, onde teve a oportunidade de trabalhar com clientes como Nokia, Microsoft, Dell, Rede Globo, Yahoo!, Kellogg e Smirnoff e conquistando Leões de Ouro e de Prata na categoria PR do Festival de Cannes. Desde 2011 está a frente da própria agência,a New Vegas, que é responsável por trabalhos para clientes como MaxHaus, Bradesco, Slow Cow, Duratex e Heineken.

André

Fotos de Débora Quirino Martins

PUBLICADO POR

Anna Laura Neumann

Publicitária e Social Media, apaixonada por tudo o que envolve Comunicação, pessoas e relacionamento.

Novidades e atualizações, direto em seu e-mail