O mercado dos jogos sociais

Os jogos sociais são uma incrível novidade. No Brasil o termo jogos sociais ficou famoso com a chegada do Farmville e do Colheita Feliz. Conhecido como aqueles jogos que tem como um de seus elementos a interação entre as pessoas, funcionando dentro das redes sociais como Orkut e Facebook a ideia é evoluir e se beneficiar da interação com as outras pessoas. Como todos os jogos, este novo tipo de game também é baseado na competição, em cada jogo você tem o objetivo de evoluir e com ajuda de seus contatos dentro das redes sociais você pode facilitar o seu jogo. O grande “pulo do gato” nestes jogos é a oferta da maioria deles de trocar dinheiro na vida real por algum benefício digital, como dinheiro, ou itens únicos.

O que para muitos parece absurdo, para muitas pessoas já é rotina, trocar dinheiro na vida real por moedas de ouro dentro de jogos online. Como podemos notar, este mercado está em expansão e só em 2009 nos EUA faturou 725 milhões de dólares. Este novo tipo de passatempo dentro da internet vem atraindo cada vez mais gente, as redes estão crescendo e o mercado é promissor, empresas como a Zynga, criadora de um dos mais populares jogos sociais da atualidade, o Farmville, tem previsão de ganhar 450 milhões de dólares em 2010. Não estamos falando de poucas pessoas se divertindo em algum jogo aleatório com um pouco de interação, estamos falando de jogos que se beneficiam das redes sociais para reunir pessoas, que precisam convidar mais pessoas para se fortalecer dentro do jogo, são jogos que chegam a ter mais de 80 milhões, lembrando que mais da metade das pessoas que jogam, são jogadores casuais.

São milhares de novos jogadores todos os dias, em um mercado que a cada dia fatura milhares de dólares. As empresas estão atentas a essa tendências e estão lançando também os advertising games, jogos sociais patrocinados, que criam uma interação ainda maior do consumidor com a marca.

Para ilustrar um pouco mais o poder dos jogos sociais, confira este gráfico a atividade dos jogadores online dentro dos EUA, no mês de fevereiro de 2010.

Gráfico sobre jogadores online dos EUA

Tradução:

Atividade online dos usuários americanos da internet, Fevereiro de 2010.

Jogou algum jogo online; (39%)

Jogos um jogo no seu computador (não online); (36%)

Jogou em um console (não online); (35%)

Jogou um jogo simples em uma rede social; (25%)

Jogo em um console online (Xbox Live por exemplo); (16%)

Jogou um MMRP (jogo multiplayer online); (11%)

Visitou um mundo virtual. (9%)

PUBLICADO POR

Dennis Altermann

Fundador-Editor aqui no blog Midiatismo, trabalhando com marketing digital na DuPont Pioneer do Brasil. Entusiasta e estudioso nas áreas de comunicação, cultura, comportamento e tecnologias digitais.

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