O mau uso das redes sociais e o novo mercado de trabalho.

Você já deve ter percebido que o uso da Internet, principalmente, o das redes sociais virou febre. Agora todo mundo quer estar na WEB, e as empresas também estão nessa onda cibernética.

O uso das redes sociais por empresas e profissionais autônomos não é uma novidade, pois, antes mesmo do Facebook chegar ao Brasil, muitas comunidades no Orkut foram criadas com este intuito. Mas com a vinda do Facebook e suas páginas específicas para empresas, além de outras redes como Linkedin, a divulgação de empresas na web se tornou quase que obrigatória.

Mas não basta sair criando várias redes sociais como Twitter, Facebook, Orkut, Linkedin, Slideshare, entre outros, e simplesmente deixá-las a deriva. Já vi redes sociais de empresas, e não eram de marcas pequenas, com baixo índice de atualizações e sem interação nenhuma com os usuários. Cheguei achar uma vez um Twitter de uma marca conhecida que tinha alguns seguidores, mas não seguia ninguém! É difícil de acreditar nisso.

Esse boom das mídias sociais também gerou novos ramos de trabalho, e isto é muito bom. Gerente de Marketing Digital, Analista de Marketing Digital, Analista de links patrocinados, Estagiário de mídias sociais e por aí vai. Mas, infelizmente, muitos empresários não dão o devido valor ao Marketing Digital, acham que qualquer um pode fazer e muitas agências contratam funcionários com salários baixos, mas exigindo que a pessoa faça tudo ao mesmo tempo. Acredito que quem faz um pouco de tudo, e não se especializa em nada, não sabe nada. Mas este não é o conceito do mercado atual, pois a ideia é que o grande profissional é aquele que faz mil coisas ao mesmo. Mas será que isso gera resultado mesmo?

Neste post, abordei, de forma geral, o mau uso das redes sociais e algumas dificuldades do mercado de trabalho na área digital. Nos próximos posts, darei algumas dicas a respeito do uso de algumas redes socias, tanto para usuários quanto para empresas.

PUBLICADO POR

Natália Alves

formada em Jornalismo e Publicidade e Propaganda. Trabalho na área de Mídia Online, especificamente com Performance. Amo o que eu faço e sou viciada em Netflix, uhuahuahuahuah.

Novidades e atualizações, direto em seu e-mail