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O fenômeno da compra coletiva

Caso você seja um internauta e tenha costume de navegar por aí já deve ter ouvido falar do termo “compra coletiva”, se não, já deve ter ouvido pelo menos alguém falar sobre Peixe Urbano, Clickon, Groupon, etc. Para você que não conhece é simples, as compras coletivas são uma forma de negociar (mais antiga do que parece), mas que com a internet vem ganhando força.
O conceito de compra coletiva é exatamente como o termo já diz, são grupos de pessoas que se juntam para fazer compras. Mas por quê? É simples, a ideia parte de um velho conhecido na hora de qualquer negociação, leve mais e pague menos. O objetivo da compra coletiva então é esse, juntar pessoas que queiram um mesmo produto e assim tentar conseguir descontos. Isto sempre deu certo porque quanto mais uma empresa vende, menor será a necessidade de incluir “custos de risco” e “custos fixos” embutidos no preço final, então o produto diminui o seu valor por unidade.
Alguns exemplos de empresas de Compras Coletivas

Mas por que a internet esta fortalecendo as compras coletivas?

Para haver sucesso em qualquer negociação relacionada a compras coletivas você deve ter mais gente comprando, a dificuldade é sempre encontrar mais gente interessada na mesma coisa. Como o objetivo é encontrar pessoas segmentadas, a melhor ferramenta atualmente é a internet, tanto pelo seu poder de segmentação como de “viralização”.
A comodidade de receber as ofertas diretamente no seu e-mail, dentro de seu conforto, impulsionou a procura pelos serviços de compra coletiva. A maioria das empresas trabalha com o objetivo de vender um número X de cupons que equivalem a um produto, se este número for alcançado no tempo estipulado, a empresa vai conceder os descontos anunciado. O uso de metas impulsiona as pessoas a convidarem conhecidos, tentando reunir pessoas e garantir que o desconto aconteça.
As empresas deste segmento estão se proliferando e aquecendo o mercado. Quem não gostaria de ganhar até 80% de desconto em restaurantes que achava muito caro ou nem conhecia? Ou talvez passar um dia no spa por menos da metade do preço? O seu trabalho passa a ser mínimo, o usuário apenas deve esperar para receber as ofertas que lhe interessam e garantir que as metas estipuladas sejam cumpridas.

E para as empresas, vale à pena investir em serviços de compras coletivas?

Na maioria dos casos, sim. Grande parte dos custos de qualquer serviço está ligado diretamente aos custos fixos da empresa, como água, luz, aluguel, etc. A partir do momento em que você oferece a uma empresa centenas ou milhares de clientes, esses custos passam a ser diluídos com mais pessoas e por conseqüência os descontos são inevitáveis.
Talvez a maior vantagem de se investir em compra coletiva não seja durante a campanha, mas o momento após ela. Muitas pessoas podem não ter percebido, mas é após qualquer ação deste gênero que esta a vantagem. Em grandes centros a disputa entre empresas de serviços é cada vez maior e apenas a publicidade vai conseguir diferenciar esta empresa de tantas outras.
Outro grande problema é o fato de a maioria das empresas serem desconhecidas e as compras coletivas podem mudar isso. O grande motivador desses grupos é o preço e não apenas os serviços, as pessoas ganham oportunidade de fazer algo que não faziam pela falta de motivador. Boa parte dos clientes desses serviços acabam o usando para aproveitar descontos, com isso acabam visitando lugares diferentes e se o local oferecido agradar a este cliente, ele deve retornar. É por isso que eu digo que após a campanha é que esta a vantagem, sua empresa ganha visibilidade e experimentação em grande escala.

O que falta para virar uma febre em todo lugar?

Empresas como o Peixe Urbano já contam com mais de um milhão de usuários. Talvez o que falte para essas empresas entrarem de vez no gosto das pessoas é investir em todas as cidades. Pelo menos por enquanto, infelizmente, as empresas brasileiras desse ramo oferecem este tipo de serviço apenas para as grandes capitais e algumas outras cidade.

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