O Facebook tem se tornado centro de “discussões”?

Venho utilizando o Facebook com mais frequência há pouco tempo, porém neste pouco tempo que tenho acompanhado melhor meus “amigos”, tenho observado que as “discussões” através da rede social tem se tornado mais frequente.

Sou extremamente adepto as discussões em grupo, muitas ideias interessantes surgem destes encontros, assim como muitas ideias deixam de ser interessante, frente a argumentos contrários de outras pessoas.

O Facebook pode ser muito importante para a formação de uma geração mais adepta a exposição de ideias e opiniões, assim como pode ajudar a formar uma geração muito mais aberta a “rejeição” destas ideias e opiniões (apesar de vermos muitos artigos psicológicos, informando que esta é uma das gerações que mesmo aceita a rejeição, independente da forma que ela venha).

A Campus-party acabou de ocorrer, com a cobertura pelo próprio Midiatismo, e podemos perceber que a concentração de muitas pessoas frente a algum tema gera grandes projetos, ideias são colocadas em práticas, projetos colocados de lado podem ressurgir, será que estas discussões no Facebook não pode ter efeito semelhante?

Mesmo que muitos digam que as discussões no Facebook não substituam as reuniões presenciais (e concordo em partes), acredito que as discussões no Facebook podem ajudar na interação de varias pessoas, dos mais diversos locais, sem a necessidade de locomoção, investimento de viagem, entre outros.

E porque estou falando deste tipo de “interação” apenas no Facebook?

Como todos nós sabemos o Twitter possui uma comunicação rápida, porem o mesmo inibe este tipo de discussão, pois no momento em que uma pessoa expõe seus argumentos, outras irão responder diretamente a ele, e estes contra argumentos, raramente serão verificados pelos outros seguidores daquele perfil, pois o Twitter acaba gerando um “canal” entre dois contatos.

No Facebook isto tem mudado a partir do momento em que foi adicionada a barra lateral (direita), onde constam todas as interações de seus amigos, contendo ali tudo que ele curtiu, tudo o que ele compartilhou, comentou entre outros, ou seja, através desta barra lateral é possível perceber que as pessoas acabam interagindo e analisando diversas respostas e argumentos sobre determinado assunto.

Diversas “mesas redondas” têm surgido no Facebook, e você tem participado delas e deixado sua opinião, ou acredita que as mesmas raramente irão agregar algum valor a vida das pessoas?

Você é adepto as discussões no Facebook? Deixe sua opinião e participe desta “discussão”.

Apenas para complementar, acredito que algo que tem este mesmo perfil são os Blogs, através dos comentários é possível analisarmos diversos argumentos e contra argumentos sendo publicados, porém como muitas pessoas acabam chegando aos blogs de seu interesse através de seus contatos, acredito que o Facebook tem gerado discussões com pessoas que nem sempre são expert naqueles assuntos, assim como não possuíam total conhecimento sobre o mesmo (apenas curiosidade), o que acaba formando um grupo de perfis variados nestas discussões.

Abraço e até a próxima.

PUBLICADO POR

Thiago Batista

Estudante de Gestão de Tecnologia da Informação através da Unisul virtual de SC. Trabalha na WRA Gestão em TI de Maringá. Amante de Tecnologia e um Eterno Aprendiz.

Novidades e atualizações, direto em seu e-mail