Nova rede social da Google

Já havia rumores de que a Google estaria planejando o lançamento de uma nova rede social para combater diretamente o Facebook. Hoje vi no Twitter do Tecnoblog de que foram confirmados os rumores sobre o lançamento do Google Me. De acordo com a notícia o ex-CTO do Facebook Adam D’Angelo teria confirmado a notícia sobre o projeto da Google através de fontes “muitos confiáveis”.

Google quer concorrência direta com FacebookA empresa que já é dona do Orkut, que é popular só no Brasil e na Índia, teria como pretensão fazer concorrência direta com o gigante Facebook, rede social que vem crescendo no mundo todo e já tem planos de concorrer com a Google em outros serviços. Não é a primeira vez que o Google tenta correr atras do prejuízo, o Google Buzz é uma tentativa (falha, como já mostrado aqui) de conter e se aproveitar do crescimento do Twitter. Estratégia já usada mais vezes pela Google, onde tentam comprar pequenos serviços em destaque, caso não consigam efetuar a compra a Google tenta criar um concorrente direto e se isso não funciona, tentam comprar o serviço por valores exorbitantes. Isto foi o que aconteceu com o Youtube e em parte com Twitter.

Para quem não lembra, assim que foi percebido o crescimento do Youtube a empresa tentou criar seu próprios serviço de vídeos, o Google Vídeos, mas sem muito sucesso a empresa se viu obrigada a pagar uma fortuna pelo já consolidado Youtube.

Opinião pessoal minha é que eles devem investir em algo diferente do Facebook, ver os defeitos deles e fazer melhor, uma rede social completa e com todas as vantagens de se integrar com todos os serviços Google. Outro ponto que devem prestar atenção é não abandonar o Orkut, ou faze-los se integrar, de alguma forma.

Texto da Revista W sobre o Google Buzz Fail

Briga entre Facebook e Google no número de acessos

Números e fatos do Google

Google quer dominar o mundo

Confira notícia no Tecnoblog

PUBLICADO POR

Dennis Altermann

Fundador-Editor aqui no blog Midiatismo, trabalhando com marketing digital na DuPont Pioneer do Brasil. Entusiasta e estudioso nas áreas de comunicação, cultura, comportamento e tecnologias digitais.

Novidades e atualizações, direto em seu e-mail