Negócios locais e o Foursquare

Marketing Digital e redes sociais parecem que podem ser usados apenas na Internet. No entanto, o Foursquare e outros serviços de geolocalização promovem a união do online com o offline. Há vários serviços de geolocalização como o Gowalla, Where.com, MyTown, Geodelic, Facebook Places e o mais famoso, Foursquare.

Com eles, é possível unir o poder das redes sociais e do boca-a-boca online com negócios offline, como restaurantes, cafés, supermercados, bares, baladas, lojas de roupas e muito mais. Sendo assim, não é porque sua empresa não possui um site ou não vende nada pela web é que você tem que ficar de fora das redes sociais.

O Foursquare e as oportunidades

Como o Foursquare é um dos serviços de geolocalização mais populares no Brasil, o foco será nele. O Foursquare permite que quando seus clientes visitem seu estabelecimento, compartilhem sua localização nas redes sociais, o que gera uma exposição gratuita da sua marca. Além de compartilharem com seus contatos onde estão, o Foursquare permite que os clientes opinem sobre o seu estabelecimento.

Aqui é que seu negócio pode se beneficiar – ou não – das redes sociais. Se seu negócio possui bom atendimento, preços interessantes, é limpo e agradável, por exemplo, certamente seus clientes irão compartilhar isso no Foursquare. O que, movido pelo boca-a-boca, se torna uma propaganda positiva poderosa, pois são clientes indicando seus serviços para os contatos deles nas redes sociais.

Entretanto se a visão deles for negativa sobre o seu estabelecimento, aí você já sabe. Contudo, muitos empresários acham ruim o fato dos clientes opinarem de forma negativa sobre os serviços prestados em sua empresa.

Porém, você pode usar estas opiniões negativas, emitidas por quem consome seu serviço, para melhorá-lo, encontrar rapidamente o gargalo e repará-lo. Sendo assim, as redes sociais só têm a contribuir com o desempenho da sua empresa, que neste caso, pode ser online ou offline.

Para conhecer um pouco mais sobre o Foursquare, assista ao vídeo a seguir produzido pelo Olhar Digital.

<

p style=”text-align: center;”>[youtube http://www.youtube.com/watch?v=jQoEk0T9R6s&feature=player_embedded]
O Foursquare e outros serviços de geolocalização podem ajudar a divulgar seu negócio offline nas redes sociais. Além de os próprios serviços oferecem prêmios de reconhecimento, você também pode beneficiar os clientes que, espontaneamente, divulgam seus serviços na rede oferecendo descontos, drinks grátis ou bônus. Planejar o offline de olho no online pode ser um diferencial para o seu empreendimento.

Até a próxima!

PUBLICADO POR

Camila Porto de Camargo

Formada em Comunicação Institucional na UTFPR. Trabalhei durante 2 anos no site Baixaki Tecnologia e hoje presto serviços de produção de conteúdo e consultoria na área de comunicação na Internet, consultoria em redes sociais e ministro o Curso de Facebook para Empresas.

Novidades e atualizações, direto em seu e-mail