Microsoft Tag. A concorrente dos QR Codes?

Há alguns dias postei aqui no Midiatismo um texto sobre QR Codes e negócios offline. Como prometido no final do texto, hoje falarei sobre a Microsoft Tag, uma das principais tecnologias concorrentes dos QR Codes em minha opinião. A Microsoft Tag tem basicamente o mesmo sistema de funcionamento dos QR Codes, porém oferece alguns recursos diferenciados.
Para quem nunca ouviu falar nela, este é um exemplo da Tag da Microsoft:


Quais as diferenças?
A principal diferença e vantagem da Microsoft Tag frente aos QR Codes é seu visual, o qual, é possível de ser personalizado com cores e imagens Já o QR Code – vamos falar a verdade – não é nenhum um pouco atrativo. Porém, além disso, a Tag da Microsoft oferece mais recursos como o monitoramento da tag, assim é possível mensurar ações.
Porém, um dos pontos mais legais da ferramenta da Microsoft é a possibilidade de editar a URL, texto ou qualquer conteúdo inserido na tag depois de publicá-la. Ao criar a tag você conta com um painel de controle onde conta algumas ferramentas de edição.

Do outro lado, os QR Codes não permitem isso, desta forma, caso você os insira em algum material impresso e deseje alterar alguma coisa, por exemplo, precisa reimprimir tudo, pois aquele código não terá mais validade.
Como fazer?
Para testar a Microsoft Tag, acesse o site e vá até “Create Your Own Tag” e, em seguida, vá até “Tag Manager”. Agora, basta criar sua tag, baixar o app em seu celular e desvendar o conteúdo.
Qual é o problema?
Apesar de todos estes pontos positivos, a Microsoft Tag é menos popular que os QR Codes. Vários fatores influenciam neste processo, especialmente por ser uma tecnologia com propriedade da Microsoft. Porém, a própria divulgação do sistema é fraca, o que não permite que muitas pessoas o conheçam. O mesmo acontece com os QR Codes, que são ainda pouco utilizados.
Contudo, vale ficar ligado na Microsoft Tag. Muitas coisas bacanas podem ser feitas com elas, basta soltar a criatividade.
Até a próxima!

PUBLICADO POR

Camila Porto de Camargo

Formada em Comunicação Institucional na UTFPR. Trabalhei durante 2 anos no site Baixaki Tecnologia e hoje presto serviços de produção de conteúdo e consultoria na área de comunicação na Internet, consultoria em redes sociais e ministro o Curso de Facebook para Empresas.

Novidades e atualizações, direto em seu e-mail