“Microsoft pode lançar rede social em breve”. Será mesmo?

Essa semana um assunto bem “polêmico” surgiu. Segundo informações do “The Verge“, a Microsoft estaria construindo a sua própria rede social, o Socl. Pois é, parece que a rede social realmente existe e já há imagens deste ambicioso projeto.

Segundo o blog, o site seria construído basicamente em HTML5, mas sua estrutura é extremamente igual a qualquer uma das redes sociais que temos hoje me dia no mercado. Realmente, olhando está imagem abaixo da para perceber que ele não aparenta trazer nenhuma grande novidade.

Seria esta mesmo a "Rede Social da Microsoft"?

 

Se o Microsoft realmente acha que vai conseguir fazer uma nova rede social, trazendo tudo que os outros já tem, vai precisar de muito dinheiro e esforço para chegar perto do topo. O recente investimento do Google em sua nova rede social mostra que não é simples criar uma rede social, por mais simples que pode parecer, dá muito trabalho.

Existem três prováveis explicações para o “Socl.com”:

  1. Projeto apenas para testes;
  2. Rede Social interna;
  3. Pegar carona com o Google+ e melhorar as buscas no Bing;

Esta primeira alternativa eu vi ainda sendo levantada no The Verge. Muitas pessoas acreditam que o Socl seja na verdade um projeto interno da empresa, algo como “campo de testes” para entender um pouco mais sobre este tipo de ferramenta e sua influência no dia-a-dia das pessoas.

A segunda hipótese eu não vi ninguém levantar até então, mas foi uma das coisas que me passou pela cabeça logo que li um pouco mais sobre essa notícia. Já falamos aqui sobre algumas ferramentas para redes sociais internas e sobre marketing digital para endomarketing. Ou seja, o Socl.com poderia ser nada mais que uma forma de melhorar a comunicação interna da empresa.

A terceira, que seria a mais comum, é simples. A Microsoft viu a importância desta parte “social” para as buscas, viu como o Google+ pode trazer muitos benefícios as buscas, e por isso resolveu criar a sua própria rede social, totalmente integrada ao Bing.

Ah, para os curiosos! Se você busca por “Socl” no Google, vai encontrar o seguinte resultado ainda na primeira página:

Mais informações no post do The Verge.

PUBLICADO POR

Dennis Altermann

Fundador-Editor aqui no blog Midiatismo, trabalhando com marketing digital na DuPont Pioneer do Brasil. Entusiasta e estudioso nas áreas de comunicação, cultura, comportamento e tecnologias digitais.

Novidades e atualizações, direto em seu e-mail