Ícone do site

Marketing Viral: Colaborativo Vs Competitivo

Todos estamos (ou pelo menos deveríamos) estar cansados de saber que não existe nenhuma grande receita mágica para você obter um viral de sucesso. Apesar de existirem sim muitas técnicas que podem fortalecer um viral e aumentar as suas chances de se tornar um viral efetivamente.
Um dos conceitos básicos para ter um viral em potencial é saber que você vai ter que definir se este vai ser colaborativo ou competitivo.
Em geral o viral vai ter muito mais força se estiver apoiado na colaboração, mas a competição também pode ser uma boa estratégia.
No viral colaborativo o conteúdo ou ação deve pedir para que as pessoas se conectem as outras a favor de um mesmo objetivo. Esta ação vai fazer com que todos queiram participar e ao mesmo tempo colaborar, pois lutam por um nem maior.
O viral competitivo usa o instinto básico da competição para atingir o máximo de pessoas também. Neste caso o seu grande objetivo é ver quem consegue mais de alguma coisa, ou seja, o poder disto em relação ao viral é fraco, já que convidar mais pessoas para participar vai apenas dificultar a suas chances de ganhar.

Funcionamento do Marketing Viral na prática

Usando o competitivo e colaborativo só mesmo tempo.

Para aproveitar o melhor de cada lado existe a possibilidade de se usar ambas as estratégias de uma só vez, mas elas devem ser equilibradas da forma correta. Uma ação pode ser competitiva, premiando um vencedor, mas para este consegui fazer deve conseguir ajuda de outras pessoas (colaborações).
O problema deste tipo de ação é que antes de pedir qualquer ajuda ou colaboração o participante vai sempre pensar duas vezes a quem ele vai pedir ajuda. Use bem ambas estratégias e avalie todas as possibilidades para conseguir obter o melhor resultado para sua ação.

Sair da versão mobile