Marketing anunciando causas para a sociedade. #cirandablogs

O Marketing de Causa, nome dado a ações de marketing voltadas ao bem estar social, mas que ainda continuam sendo ligados a uma atividade da empresa, é um termo que ganha cada vez mais destaque. Um dos principais fatores para este acontecimento é a forma criativa em com que as empresas vêm trabalhando esta estratégia. A criatividade ajuda a impulsionar a ação dentro dos meios sociais da internet, como um simples vídeo no Youtube.

A pauta ganhou um pouco de força com a recente premiação da campanha “Dumb Ways to Die” (Maneiras Idiotas Estúpidas de se Morrer) no 60º Festival de Criatividade de Cannes, que não apenas foi premiada, como foi a campanha que mais venceu prêmios em toda a história do Leão de Cannes. A campanha, criada pela McCann Melbourne, conseguiu 5 Grand Prix, 18 Gold, 3 Silver e 2 Bronze. Ah, para não dizer que não citamos ainda, a campanha foi criada para a empresa de metrôs, Metro Trains.

Além do vídeo que se transformou em um viral, a campanha ainda conta com material impresso, venda da música no iTunes, um site interativo e inclusive um jogo para iPhone e iPad.

campanha-dumb-ways-to-die-cannes-vencedor-digital

[youtube http://www.youtube.com/watch?v=IJNR2EpS0jw /]

Como se tudo isso não fosse o suficiente, a campanha tem o seu próprio artigo no Wikipedia.

Mas o que tudo isso tem a ver com Marketing de Causa?

O ponto principal é que, como é possível ver nas peças, a marca Metro Trains nunca ganha muito destaque, já que a campanha é toda voltada para a conscientização dos usuários do serviço. O objetivo não é – apenas – expor a marca da empresa, mas evitar que desastres aconteçam com os seus passageiros.

Marketing de causa relaciona as contribuições da empresa em prol de determinada causa com a disposição dos clientes para manter transações com essa empresa e, assim, gerar receita para ela. É uma atividade de natureza comercial e institucional, a partir do qual uma empresa procura associar sua marca com uma causa ou uma organização social, gerando benefícios mútuos.Wikipedia

Este caminho do marketing acaba sendo muito proveitoso para algumas empresas trabalharem a sua marca em uma sincera união entre o setor privado e social na busca de um lugar melhorar para se viver. As ações voltadas a esta vertente ganham ainda mais forças em meios digitais, como ficou claro nesta campanha, que utilizou tantos formatos digitais quanto é possível.

Dumb Way to Die, versão Brasil

O viral percorreu o mundo inteiro, com milhões de visualizações e paródias, como a “Dumb Ways to Die in Rio” (Maneiras Estúpidas de Morrer no Rio de Janeiro).

[youtube http://www.youtube.com/watch?v=OVOQU041u6Q /]

Os Leões de Cannes foram merecidos?

PUBLICADO POR

Dennis Altermann

Fundador-Editor aqui no blog Midiatismo, trabalhando com marketing digital na DuPont Pioneer do Brasil. Entusiasta e estudioso nas áreas de comunicação, cultura, comportamento e tecnologias digitais.

Novidades e atualizações, direto em seu e-mail