Linha do Tempo para fan pages chegou. Saiba tudo sobre a novidade e como ativar em sua página agora.

Veja as melhores dicas para você personalizar a sua linha do tempo para fan pages >>

A controversa linha do tempo chegou hoje, ainda em forma de testes, para as fan pages. A novidade, que deve ser ativada para todas as páginas no dia 30 de Março, já pode ser ativada em praticamente qualquer fan page que você seja administrador. Basta acessar a sua fan page, que provavelmente será surpreendido com um aviso igual a este:

Caso este aviso não aparece, tente acessar https://www.facebook.com/pages/status/ e clique em “Ativar Visualização“. Após aceitar fazer a visualização do novo template, você será convidado a fazer um rápido tour pelas novidades do serviços.

Além do novo visual, a linha do tempo para páginas de empresas está trazendo diversas novas funcionalidades que deixam novamente para trás qualquer perfil comercial no Twitter e/ou página no Google+. Confira aqui todas as novidades apresentadas hoje:

A linha do tempo e a imagem de capa:

A primeira coisa ao se pensar em linha do tempo no Facebook é na imagem de capa, que fica no topo da página e ajuda a página a ter um pouco mais de personalidade. Não temos mais perfis “engessados” que são todos iguais, mudando apenas o conteúdo. Pelo menos em parte.

Aqui está um exemplo de como utilizamos a imagem de capa no Midiatismo:

Infelizmente eles reduzem muito a qualidade da imagem na hora do envio.

A principio as configurações para envio da imagem são as mesmas que encontramos na linha do tempo para perfis. O tamanho da imagem é de 850 x 315 e as regras são basicamente as mesmas que já comentamos no post sobre marketing na linha do tempo).

Obs.: Nossa imagem de capa ainda é provisória.

A organização do conteúdo na linha do tempo:

O conteúdo publicado no seu mural vai ser disposto na linha do tempo da mesma forma que funciona no perfil, mas é interessante destacar que o visitante poderá separar a visualização em 4 formas diferentes, que já existia de uma certa forma antes:

  • Destaques (Conteúdo mais relevantes ganham mais espaço);
  • Atividades de Amigos (Conteúdo de pessoas que são seus amigos/conhecidos e interagiram com a página);
  • Publicações por Página (Apenas conteúdo que a página publicou);
  • Publicações de Outras Pessoas (Qualquer publicação que não seja da própria página);
Obs.: A opção “Publicações de Amigos” aparece apenas quando você está logado como perfil.

Destacando conteúdo:

Uma ferramenta bem interessante para a linha do tempo para empresas é a possibilidade de “destacar” publicações. Ou seja, você poderá clicar na estrela que se encontra ao lado direito superior de qualquer publicação para fazer com que aquela ocupe as duas colunas de sua linha do tempo, como mostram as imagens abaixo:

Como você pode ver na imagem abaixo, esta função é mostrada no tour inicial que você pode fazer pela nova página:

Mensagens privadas entre páginas e usuários:

Uma das funções mais pedidas por administradores de fan pages, que já tinha sido noticiada como em testes, finalmente chegou as páginas. A possibilidade de mandar mensagens privadas pode ajudar muitas empresas a se comunicar diretamente com os seus fãs, seja para resolver problemas, pedir ajuda, trocar uma ideia, etc.

O sistema de mensagem é simples, apenas o usuário poderá começar a conversa e, assim que enviar, a página poderá responder. As mensagens funcionam exatamente como quando você se comunica com outras pessoas, através do chat e/ou através das mensagens (que no fundo é a mesma coisa).

Minha mensagem de teste não faz muito sentido.

O Painel Administrativo:

Outra grande ferramenta introduzida para ser usada na linha do tempo para marcas é o “Painel Administrativo” que reúne o resumo de informações para você administrar melhor a sua página. Nele você vai encontrar as últimas notificações (quando alguém curte ou comenta na página), as últimas curtidas (os novos fãs), resumo do painel de análise de dados e também as últimas mensagens privadas trocadas com os seus fãs.

 Balanço Geral:

A atualização das fan pages era aguardada, ainda mais depois que perfis receberam a linha do tempo e os grupos tiveram grandes mudanças também. A ideia parece muito boa, mas não sei até onde as empresas vão ter histórias para contar, ou seja, a grande função da linha do tempo pode não ter o mesmo efeito para empresas que tem para as pessoas. De qualquer forma, para algumas pode ser uma estratégia bem interessante se bem utilizada.

De toda esta atualização, o que me agrada é com certeza a imagem de capa, que poderá ser explorada de diversas formas para dar mais identidade a fan page das marcas e também o sistema de mensagens, que vai ajudar muita empresa a se comunicar e pode ajudar a diminuir comentários sem sentido em suas publicações. Quem nunca viu alguém reclamar do serviço em publicações que não tem nenhuma ligação com aquele assunto?

A grande questão agora é, será que as pessoas também vão ficar descontentes também com a linha do tempo nas fan pages? Afinal, pesquisas recentes mostraram que muitas pessoas não tinham gostado (para não dizer que odiaram) a linha do tempo em seus perfis. Ou confesso que gostei muito e não tenho nada do que reclamar ainda.

Lembre-se que a timline ainda não foi empurrado para todos, mas isto acontecerá no dia 30 de Março de 2012. Não temos muita escolha a não ser aceitar, mas quem é esperto já vai analisar bem as novidades e aprender a usá-las da melhor forma possível.

O que achou das novidades? Deixe a sua opinião nos comentários.

Confira também a página oficial sobre a novidade: https://www.facebook.com/about/pages/

PUBLICADO POR

Dennis Altermann

Fundador-Editor aqui no blog Midiatismo, trabalhando com marketing digital na DuPont Pioneer do Brasil. Entusiasta e estudioso nas áreas de comunicação, cultura, comportamento e tecnologias digitais.

Novidades e atualizações, direto em seu e-mail