Jornalismo Digital: conteúdo e SEO são tudo

O Jornalista Digital deixou de escrever somente para pessoas, agora ele deve se preocupar com os robozinhos dos buscadores. No mundo do conteúdo digital, é imprescidível aliar uma notícia bem escrita com as técnicas do universo do SEO. O  jornalista não precisa ser programador nem nada parecido, mas ficar achando que internet é igual a jornal impresso também não dá. Um jornalismo digital pede uma linguagem digital.

Bem-vindo ao mundo do conteúdo digital

O termo SEO, vem do inglês, Search Engine Optimization, que pode ser traduzido como ‘Otimização para Mecanismos de Buscas’ (O que é SEO, SMO, SMM e SEM?). O redator da Web deve se preocupar com o uso de palavras-chaves em seu texto, as chamadas tags, assim, seu texto pode ser ‘etiquetado’ em meio a tantas informações que os buscadores estão acostumados a filtrar. @Marciokonfide defende em seu artigo ‘SEO é essencial para jornalistas e redatores‘ que, apesar de o SEO ser importante para otimizar um site, o conteúdo é a matéria-prima para qualquer trabalho de SEO. “O conteúdo é o rei, pois quando as pessoas realizam buscas elas não procuram empresas – elas procuram conteúdo relevante para atender algum desejo naquele momento. Os jornalistas são profissionais que têm muito a ganhar (ou a perder), pois o mercado está valorizando a cada dia quem tem conhecimentos em SEO.”

Infelizmente (ou não), o conteúdo jornalístico na Web tem que dançar conforme a música, e o maestro dessa ‘música’ é o SEO. Quem não se adequar ao novo modelo de linguagem, certamente terá sua notícia perdida no mundo de indexadores. Mas, apesar de um certo ‘padrão’, a criatividade e a originalidade não podem nunca deixar de serem rotina do trabalho jornalístico, independentemente do veículo. Além disso, o texto não pode ficar restrito às palavras-chaves, não é só porque é um texto On-line que ele precisa ser superficial. Seja bem-vindo ao mundo do ‘Jornalismo de indexação‘.

Confira algumas ferramentas de SEO que podem ser usadas pelos jornalistas:

Ferramenta de Palavras-Chave (Keyword Tool):
https://adwords.google.com/select/KeywordToolExternal

Mostra os volumes de busca de palavras no Google. Permite comparar as tendências de busca de até 5 palavras-chave:
http://www.google.com/insights/search

Confira os slides do @marciokonfide sobre o assunto:

Veja mais:

A importância do SEO e das redes sociais na notícia 2.0

SEO é essencial para jornalistas e redatores

Seo e Jornalismo – Aprenda os conceitos da boa redação para a Internet

Top 10 search engine optimization tips for online news start-ups

SEO x Jornalismo tradicional: O jornalismo de indexação veio para ficar

SEO é essencial para jornalistas e redatores

Pesquisa por títulos de páginas no Google, coisa simples!

PUBLICADO POR

Eloy Vieira

Estudante de Comunicação Social com habilitação em Jornalismo da Universidade Federal de Sergipe. Atualmente trabalha na @mentesdigitais com monitoramento e mensuração de mídias sociais e tem interesse em estudar Comunicação Digital com foco em Jornalismo Digital e suas relações com as Mídias Sociais.

Leia mais sobre
, ,
Novidades e atualizações, direto em seu e-mail