Já está pronto para a #blackfriday?

blackfriday-2013

Se você compra online com alguma frequência e/ou tem um e-commerce há grandes chances de você já ter ouvido falar da Black Friday. Para quem desconhece essa data, ela é mais um dia importado da cultura americana. Além do Natal e Halloween, outra data muito forte por lá é o Dia de Ação de Graças, que ocorre na quarta quinta-feira do mês de Novembro. A Black Friday tem ligação com duas destas datas, pois ocorre na quarta sexta-feira do mês de Novembro, exatamente um dia após o Dia de Ação de Graças. A data teria ganho esse nome por simbolizar o caos gerado neste dia devido a abertura das compras de Natal, já que antes disso os estabelecimentos geralmente ficam focados no Halloween e depois no Dia de Ação de Graças. Algumas fontes também citam o interesse dos comerciantes de limpar os estoques para ter espaço para os produtos que estão chegando para as vendas de Natal.

Esta data é comemorada lá fora desde a década de 60-70, mas chegou aqui nos Brasil apenas nos últimos anos com o ~advento da internet~, já que o mundo globalizado trouxe conhecimento da data para os brasileiros e as grandes redes e marcas ligadas ao comércio eletrônico viram esta como uma data interessante para criar grandes promoções, mesmo sem haver a comemoração do Dia de Ação de Graças nesta data por aqui.

Cada ano está data ganha uma importância maior dentro do Brasil, onde grandes marcas fazem liquidações de produtos. Para os varejistas é uma ótima oportunidade de colocar as suas ofertas com o objetivo de atrair os milhares de consumidores que buscam os melhores preços e promoções da data. Para os consumidores, uma ótima oportunidade de adiantar os presentes de Natal.

Neste contexto, é normal que sites de desconto criem portais específicos para as datas, onde grandes marcas se juntam para colocar em evidência os seus melhores produtos. Um exemplo, é o www.blackfriday.com.br, que já está cadastrando usuários e tem a contagem regressiva contanto.

Procurando ajudar os varejistas, o Sebrae-SP criou uma cartilha de 8 páginas reunindo diversas dicas para você que pretende utilizar está data para alavancar as suas vendas. Você pode fazer download dela se cadastrando no site do Sebrae.

sebra-sp-black-friday

PUBLICADO POR

Dennis Altermann

Fundador-Editor aqui no blog Midiatismo, trabalhando com marketing digital na DuPont Pioneer do Brasil. Entusiasta e estudioso nas áreas de comunicação, cultura, comportamento e tecnologias digitais.

Novidades e atualizações, direto em seu e-mail